Cursos Profissionais - AE Francisco de Holanda
EQAVET:
O AEFH foi certificado, por 3 anos,
com o Selo de Conformidade EQAVET pela ANQEP,
com reconhecida qualidade do seu ensino e
formação profissional.
Cliqueaquipara saber mais sobre EQAVET!...
ENSINO SUPERIOR:
Uma possibilidade depois do Curso Profissional...
Cliqueaquipara mais informações!...
OFERTAS DE EMPREGO / ESTÁGIOS PROFISSIONAIS:
Cliqueaquipara mais informações!...
ESCOLHE O TEU FUTURO
Cursos Profissionais - AE Francisco de Holanda
EQAVET: O AEFH em busca de Selo de Garantia de Qualidade!
Cliqueaquipara saber mais!...
ENSINO SUPERIOR: Uma possibilidade depois do Curso Profissional...
Cliqueaquipara mais informações!...
OFERTAS DE EMPREGO / ESTÁGIOS PROFISSIONAIS:
Cliqueaquipara mais informações!...
Novo!
* OFERTA FORMATIVA 2024-2025
AEFH2024 - powered by w3.css
O Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) – é um instrumento concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu e que coloca à disposição das autoridades e dos operadores de EFP (escolas) ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação teve como como resultados a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que certifica o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos. O mesmo possibilita aos nossos alunos concluir o seu curso na União Europeia (UE) e ai ver reconhecida a validade do seu curso, em qualquer pais da EU. Poderá consultar o cronograma do processo aqui.
Ver Vídeo - What is EQAVET?
Para ir ao encontro dos princípios fundamentais em que assenta o referencial do Quadro EQAVET, o agrupamento iniciou o trabalho de implementação do processo de alinhamento a partir das seguintes etapas:
- identificação das partes interessadas, internas e externas, relevantes para a melhoria do Ensino e Formação Profissional (EFP), e suas respetivas necessidades e expetativas;
- diagnóstico da situação do agrupamento face às práticas de gestão do EFP, identificando pontos fortes e fracos e áreas de melhoria;
- recolha de dados relativos aos indicadores EQAVET para o ciclo formativo 2014-2017 e identificação de outros indicadores de monitorização, tendo em vista a obtenção de informação que sustente as ações a tomar no processo de melhoria contínua da oferta EFP.
Assim, foi, não só, possível estabelecer o ponto de partida no processo de alinhamento, mas também o ponto de chegada pretendido, tendo sido identificadas práticas que necessitam de ser introduzidas ou ajustadas.
Foi, assim, elaborado o Documento Base para alinhamento com o Quadro EQAVET que evidencia o compromisso do nosso agrupamento com o aumento da qualidade e da melhoria contínua da oferta EFP, que poderá consultar aqui.
A partir das opções assumidas para implementar o processo de alinhamento, explicitadas no Documento Base, foi elaborado o Plano de Ação, que permitirá atingir os objetivos traçados. Neste plano, em articulação com os objetivos estratégicos do agrupamento, são descritos os objetivos operacionais/ações que traduzem as mudanças a implementar para colmatar as lacunas existentes face aos referentes do Quadro EQAVET, tendo sido estabelecido, para cada uma das ações delineadas, as formas de monitorização, as metas a atingir e os prazos implicados.
Convidámo-lo(a) a consultar o mesmo aqui!...
Aqui pretendemos divulgar os resultados e conclusões obtidos a partir dos diferentes momentos de auscultação levados a cabo junto da comunidade educativa.
Em resultado da aplicação de inúmeros Inquéritos por Questionário aos mais diversos membros da nossa comunidade educativa, ao longo dos diferentes anos letivo, conseguimos obtiver uma pormenorizada perceção da forma como é visto o nosso trabalho enquanto escola. Os resultados tem sido, de uma forma geral, excelentes!... Tal encoraja-nos fortemente para continuarmos a abraçar esta nossa filosofia de trabalho de busca permanente de um trilho cada vez mais adequado e otimizado em prol do sucesso de qualidade dos nossos alunos!... Apresentam-se abaixo os relatórios pormenorizados dos resultados obtidos e das oportunidades de melhoria detetadas!...
Relatórios de auscultação das partes interessadas:
- Inquéritos de satisfação e sugestões de melhoria:
2024
2023
2022
2021
Histórico
- Reuniões de Focus Group:
2023
2022
2021
Histórico
ERASMUS+ | 30.10.2023
Projeto Erasmus+ WWVET - Semana de acolhimento
ERASMUS+ | 12 a 14.01.2024
Participação no Encontro Nacional da Rede Europeia Euroapprentices - Formar uma rede de embaixadores Erasmus+ do Ensino Profissional na Europa.
ERASMUS+ | 25.01.2024
Reunião/evento de disseminação para alunos do Ensino Profissional que pretendam participar em projetos e mobilidades Erasmus+
PROJETO "Movimento BE THE CHANGE" | 06.03.2024
Participação e colaboração no "Movimento BE THE CHANGE" (Projeto Arte e Tecnologia para a Sustentabilidade) - CEiiA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).
ERASMUS+ | 20.03.2024
Semana de Acolhimento do Projeto Erasmus+ WWVET
ERASMUS+ | 21.03.2024
Sessão de Disseminação do Projeto Erasmus+ WWVET e o Lançamento do Manual de Boas Práticas na Formação em Contexto de Trabalho
ERASMUS+ FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO | MAI.2024
Um grupo de 6 alunos da Francisco de Holanda encontra-se a realizar Formação em Contexto de Trabalho (FCT) em Espanha, no âmbito da Acreditação VET.
ERASMUS+ | JUN.2024
Atividade de Job Shadowing em Antuérpia, Bélgica, para a troca de práticas e reforço da parceria, com vista à preparação de uma mobilidade de 6 alunos para Formação em Contexto de Trabalho naquela cidade, nas áreas de Informática, Eletrónica e Mecatrónica [Acreditação Erasmus+ VET para o Ensino e Formação Profissional].
ERASMUS+ | JUN.2024
Participação num programa de jobshadowing em Foligno, Itália, no âmbito da acreditação VET, ERASMUS+.
ERASMUS+ | JUN/JUL.2024
Um grupo de alunos dos Cursos Técnico de Eletrónica, Automação e Comando; Mecatrónica; e Informática, encontra-se a realizar uma parte da Formação em Contexto de Trabalho em Antuérpia, Flandres, Bélgica, no âmbito da Acreditação Erasmus+VET.
ERASMUS+ | JUL.2024
Um grupo de professores ligados ao Ensino Profissional encontra-se a realizar uma formação, em Amesterdão, Países Baixos, sobre a integração da Inteligência Artificial na Sala de Aula com a abordagem pedagógica conhecida como Pensamento Crítico (Critical Thinking).
PROJETO DE EDUCAÇÃO SEXUAL | 29.11.2023
Conversa/testemunho sobre a pluralidade das condições da mulher no mundo
Projeto de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento
Projeto de Educação Ambiental
Outras Atividades...
(ver em cada separador do curso profissional)
Aqui apresentamos os indicadores estratégicos de monitorização intercalar, estabelecidos no documento base, que irão permitir a obtenção de informação que sustente a fase de revisão/reflexão no processo cíclico de melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional, associados a mecanismo de alerta face ao sucesso escolar/formativo.
Histórico
Indicadores Monitorização Intercalar - 2020/2021
Indicadores Monitorização Intercalar - 2021/2022
Indicadores Monitorização Intercalar - 2022/2023
Aqui apresentamos os indicadores de resultado (indicadores EQAVET), com periodicidade anual, relativos aos diferentes triénios de formação. Estes nortearão as nossas estratégias de melhoria contínua da lógica de funcionamento da nossa oferta de Ensino e Formação Profissional. Nos documentos ficheiro de monitorização e dashboard comparativo é possível consultar os resultados de todos os indicadores por nós monitorizados e a sua evolução.
Histórico
2021 - Ciclo de Formação 2016-2019
2022 - Ciclo de Formação 2017-2020
2023 - Ciclo de Formação 2018-2021
“DashBoard” Comparativo de Indicadores 2023
Monitorização Intercalar Objetivos - 2023
O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, tendo no seu projeto educativo o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus formandos, definiu como estratégia de intervenção implementar um plano bienal de formação docente, em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda. Este é alvo de avaliação de impacto anualmente, em sede de Conselho Pedagógico, onde se afere o trabalho desenvolvido e eventuais ajustes a realizar ao mesmo. Paralelamente, no âmbito da parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda, as formações desenvolvidas são alvo de avaliação em sede de Relatórios de Atividade e Gestão e Relatórios de Avaliação Interna, de periodicidade anual, que poderão ser consultados aqui.
Após obtidos os Resultados dos Indicadores EQAVET, bem como dos Indicadores Intermédios, e auscultados todas as partes interessadas, as quais poderam indicar as áreas de melhoria que deveriam ser tidas em conta na nossa ação pedagógica diária, em sede de Conselho Pedagógico e de Conselho Geral foram priorizadas essas mesmas Áreas de Melhoria que foram relatadas no Relatório de Progresso abaixo apresentados. Convidamos toda a comunidade educativa a consultar e tomar conhecimento daquilo que irá nortear a nossa ação no ensino profissional!...
Relatório do Operador
Plano de Melhoria 2020-2021
Relatório de Progresso Anual N.º 1 (2021)
Plano de Melhoria 2022
Relatório de Progresso Anual N.º 2 (2022)
Plano de Melhoria 2023
Monitorização do Plano de Melhoria - 2023
Relatório de Progresso Anual N.º 3 (2023)
Plano de Melhoria 2024
TCM - Curso Profissional Técnico de Comércio | TDS - Curso Profissional Técnico de Design | TEA - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Computadores | TGR - Curso Profissional Técnico de Geriatria | TSI - Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos | TMC - Curso Profissional Técnico de Mecatrónica | TEC - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Comando
O Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda foi, no dia 11 de janeiro de 2021, galardoado com o Selo de Conformidade EQAVET, de Garantia de Qualidade Europeia, por 3 anos!...
Foi um momento de grande alegria e regozijo, para o Agrupamento em geral e para o Ensino Profissional em particular, reflexo da dedicação e empenho de toda a comunidade educativa e, mais especificamente, da equipa de docentes do ensino profissional que, em especial neste período pandémico muito conturbado, se mostraram de excelência!...
A dedicação e esforço de todos foi, neste caso, devidamente reconhecida!... Um grande bem-haja a todos!...
Os alunos do ensino profissional têm, agora, 3 formas de entrar no ensino superior.
Nota 1: As provas referidas neste último ponto podem ser realizadas através de plataformas tecnológicas ou por teleconferência, desde que haja condições que assegurem a fiabilidade da avaliação desenvolvida.
Nota 2: Neste link podem consultar algumas respostas a questões mais colocadas acerca desta nova possibilidade: https://www.dges.gov.pt/pt/faq/acesso-para-titulares-de-cursos-profissionais?plid=593&plid=593
Deixamos abaixo listagem de alguns sites que poderão consultar para obter mais informações acerca dos diferentes concursos que poderão querer fazer ou outras informações úteis.
Segue uma listagem de alguns institutos politécnicos mais próximos de Guimarães, com a mais variada oferta educativa.
No âmbito de uma parceria que tem vindo a estar cada mais ativa e profícua entre o AEFH e o IEFP, criamos este espaço de apoio aos nossos alunos e, em especial, aos ex-alunos, que esperamos seja de real apoio e suporte a todos aqueles que procuram acautelar o seu futuro profissional.
O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.
Portaria n.º 916/2005 de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Sistemas Operativos | Arquitetura de Computadores | Redes de Comunicação | Programação e Sistemas de Informação | Formação em Contexto de Trabalho
PROGRAMAÇÃO
Linguagem C | Linguagem C# | APP INVENTOR/THUNKABLE | HTML5 | CSS | JAVASCRIPT | MYSQL | PHP | Python
REDES DE COMUNICAÇÃO
Introdução às Redes de Computadores | IOT | industria 4.0 |LAN | WAN |Meios de transmissão de dados | Equipamentos ativos e passivos | Topologias de rede | OSI | TCP/IP | Protocolos de rede | IPV4 | Sub-redes | VLSM | Routing protocol [RIP, OSPF] | VLAN | Planeamento e cablagem de redes | LAB CISCO router físico 1941 e switchs 2960 | Laboratórios simulados Packet tracer
SISTEMAS OPERATIVOS
Criação de máquinas virtuais | Instalação de sistemas operativos cliente (Windows / Linux / MacOs) | Instalação de servidores (Windows Server / Linux) | Elaboração de Scripts de gestão | Configuração e Administração avançada de Sistemas Operativos | Administração remota de computadores
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Montagem de computadores | Técnicas de deteção de avarias e reparação de computadores | Criação de projetos de robótica com recurso às placas ESP8266 e Arduíno | Desenho e criação de placas de circuito impresso | Soldagem de componentes eletrónicos
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
APLICAÇÕES
Suporte de Tickets
Gestão de Impressoras (Univ. Minho - Departamento de Sistemas de Informação)
Acervo Musical (Sociedade Musical de Pevidém)
MatrizComp - Matriz de Competências (Univ. do Minho - Departamento de Produção e Sistemas)
HARDWARE
Kits Didáticos
WEB SITES
Museu AEFH
MV RESÍDUOS
PAPARIKUS
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
12TSI - Atividade em Sala de Aula
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
12TSI - Projetos de PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
11TSI - Aulas com Packet Tracer
11TSI - Aulas com Packet Tracer
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom
FCT - Prática Simulada (ANPRI)
O técnico de comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a
satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.
Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Economia
Componente Tecnológica
Comercializar e Vender | Organizar e Gerir a Empresa | Comunicar no Ponto de Venda | Comunicar em Francês | Formação em Contexto de Trabalho
Estudos de Mercado
Técnicas de Venda
Técnicas de Merchandising
Promoção de Vendas
Introdução à Contabilidade
Inovação e Empreendedorismo
Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro
Portaria nº 996/2007, de 28 de Agosto (retifica a Portaria anterior)
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Empreendedorismo: um desafio
Criação de uma empresa
A importância do Merchandising
Organização do desfile Praça dos Talentos
Vitrinismo
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Praça dos Talentos
Praça dos Talentos
Cartaz - Montras Vivas
Montras Vivas
Entrega de Prémios - Secretariado
Visita - Mercado Abastecedor do Porto
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
O Técnico de Design Industrial é o profissional apto a efetuar a projetação e a maquetização de produtos de design tendo em conta a utilização, a função, a produção, o mercado, a comercialização, a qualidade e a estética, utilizando os recursos tecnológicos e os materiais adequados, demonstrando sensibilização para as questões ecológicas e ambientais.
Perfil de desempenho - Direção Geral Formação Vocacional
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
História da Cultura e das Artes | Geometria Descritiva | Matemática
Componente Tecnológica
Desenho de Comunicação | Desenho Assistido por Computador | Materiais e Tecnologias | Design | Formação em Contexto de Trabalho
AutoCAD
PHOTOSHOP
Portaria nº 1 279/2006, de 21 de Novembro
Portaria nº 216/2007, de 23 de Fevereiro (retifica a portaria anterior)
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas
Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas
Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura
Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)
O técnico de marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/
cliente com o objetivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da atividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.
Portaria nº 901/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Economia
Componente Tecnológica
Marketing | Comunicação | Comportamento do Consumidor | Gestão Empresarial | Formação em Contexto de Trabalho
Comportamento do Consumidor
E - Consumidor
Criatividade em Comunicação
Marketing-mix
E - Marketing-mix
Plano de E - Marketing
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Violência não é solução
Rodas solidárias
A importância das cores
Responsabilidade social como modelo de gestão
Consumo sustentável
Proteção civil somos todos nós
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Laço Azul
Super Dogs
Responsabilidade Social como Modelo de Gestão
Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida
Diferença não é DEFEITO
Lançamento do Clube de Proteção Civil
Olimpíadas Marketing e Publicidade
Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento
Proteção Civil somos todos nós!
Quem resiste
Quem resiste
Simulação de acidente de bicicleta
Visita de estudo à LIPOR
Toka Komer
Visita ao BVG
Workshop Desportos Radicais
Workshop Desportos Radicais
Workshop Viva Park
Workshop Nadador Salvador
O técnico de geriatria é um profissional apto a prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.
Referencial de Formação 762335(Publicado no anexo 2 do Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 31 de 22/8/2015)
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Biologia | Psicologia | Estudo do Movimento
Componente Tecnológica
Prestação de Cuidados | Prevenção Higiene e Segurança | Psicologia em Geriatria | Expressões Artísticas e Motoras em Geriatria | Formação em Contexto de Trabalho
Contextos de prestação de cuidados ao idoso: lares e instituições de saúde | Reabilitação geriátrica | Prevenção e primeiros socorros geriatria | Reabilitação geriátrica | Métodos de relaxação aplicados à população idosa
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Não existem Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas, em virtude de ser o primeiro ano com uma turma no 12º ano.
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos
Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães
Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães
Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães
Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto
FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo
O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos
regulamentos específicos.
Portaria n.º 889/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Computadores | Sistemas Digitais | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho
Programação de dispositivos como autómatos de várias marcas relevantes no mercado de automação industrial, como a Siemens e a Omrom | Programação de microcontroladores como o Arduino e o Raspberry | Desenvolvimento de aplicações industriais baseados em autómatos, sensores, atuadores | Montagem e teste de circuitos eletrónicos analógicos e digitais | Desenvolvimento de aplicações Web e para Android | Programação em linguagens como C++, C, Assembly, Python
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Magic Mirror
Detetor da qualidade do ar
Solar Charger Umbrella
Estufa Automatizada
Elevador de garagem
Cadeira Autocorretora da Posição Ergonómica Humana
MicroCooling (Sistema de Refrigeração Portátil)
Ponte Móvel Automatizada
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
O técnico de eletrónica, automação e comando é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de sistemas elétricos, eletrónicos, pneumáticos e hidráulicos de automação industrial, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.
Portaria n.º 903/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Comando | Sistemas Digitais | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho
Em atualização...
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
O técnico de mecatrónica é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos.
Portaria n.º 910/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Tecnologia Mecatrónica | Aplicações de Mecatrónica | Desenho Técnico | Formação em Contexto de Trabalho
Processos de Fabrico – Mecatrónica | Tecnologia CNC | Robótica - Programação de Manipuladores Industriais | Desenho Assistido por Computador - Conceitos Gerais (CAD) - 2D | Programação Assistida por Computador (CAM) - 2D | Maquinação Convencional
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
CNC - Construção de um protótipo
Kit Fotovoltaico - Utilização doméstica de energia elétrica
CNC para circuitos impressos
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira
Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas
Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira
A finalizar a montagem do trabalho
Montagem finalizada
Ensaio final
Ensaio final
O técnico de processamento e controlo de qualidade alimentar é o profissional qualificado para coordenar, organizar e executar as operações relativas ao processamento dos produtos alimentares, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, sob os aspetos sensorial, higiossanitário, nutricional e legal.
Portaria n.º 891/2004 de 21 de Julho
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Biologia | Química
Componente Tecnológica
Microbiologia | Higiene e Segurança na Indústria Alimentar | Processamento Geral dos Alimentos | Controlo da Qualidade Alimentar | Formação em Contexto de Trabalho
Métodos e Procedimentos em laboratório - Colheita de amostras para análise | Métodos Gerais de Conservação | Origem e ação dos microrganismos nos alimentos | Técnicas de Controlo de Qualidade alimentar
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Doces conventuais de Guimarães
Produtos desidratados
Requeijão e manteiga sem lactose, com diferentes sabores
As biomoléculas no tratamento de cabelos
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)
AE FRANCISCO DE HOLANDA
Alameda Dr. Alfredo Pimenta
4814-528 Guimarães
Telefone | 253 540 130 Localização | Google Maps
Coordenação do Ensino Profissional
ensinoprofissional@esfh.pt
Para expor uma dúvida ou sugestão, preencha o seguinte formulário.