Cursos Profissionais - AE Francisco de Holanda
EQAVET:
O AEFH foi certificado, por 3 anos,
com o Selo de Conformidade EQAVET pela ANQEP,
com reconhecida qualidade do seu ensino e
formação profissional.
Cliqueaquipara saber mais sobre EQAVET!...
ENSINO SUPERIOR:
Uma possibilidade depois do Curso Profissional...
Cliqueaquipara mais informações!...
ESCOLHE O TEU FUTURO
Cursos Profissionais - AE Francisco de Holanda
EQAVET: O AEFH em busca de Selo de Garantia de Qualidade!
Cliqueaquipara saber mais!...
ENSINO SUPERIOR: Uma possibilidade depois do Curso Profissional...
Cliqueaquipara mais informações!...
AEFH2020 - powered by w3.css
O Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) – é um instrumento concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu e que coloca à disposição das autoridades e dos operadores de EFP (escolas) ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação tem como objetivo final a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que irá certificar o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos. Poderá consultar o cronograma do processo aqui.
Para que seja garantido o sucesso neste projeto, toda a comunidade educativa - docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos e parceiros da comunidade - é convidada a participar ativamente nele, procurando sempre melhorar e ir ao encontro das expetativas de todos.
Ver Vídeo - What is EQAVET?
Para ir ao encontro dos princípios fundamentais em que assenta o referencial do Quadro EQAVET, o agrupamento iniciou o trabalho de implementação do processo de alinhamento a partir das seguintes etapas:
- identificação das partes interessadas, internas e externas, relevantes para a melhoria do Ensino e Formação Profissional (EFP), e suas respetivas necessidades e expetativas;
- diagnóstico da situação do agrupamento face às práticas de gestão do EFP, identificando pontos fortes e fracos e áreas de melhoria;
- recolha de dados relativos aos indicadores EQAVET para o ciclo formativo 2014-2017 e identificação de outros indicadores de monitorização, tendo em vista a obtenção de informação que sustente as ações a tomar no processo de melhoria contínua da oferta EFP.
Assim, foi, não só, possível estabelecer o ponto de partida no processo de alinhamento, mas também o ponto de chegada pretendido, tendo sido identificadas práticas que necessitam de ser introduzidas ou ajustadas.
Foi, assim, elaborado o Documento Base para alinhamento com o Quadro EQAVET que evidencia o compromisso do nosso agrupamento com o aumento da qualidade e da melhoria contínua da oferta EFP, que poderá consultar aqui.
A partir das opções assumidas para implementar o processo de alinhamento, explicitadas no Documento Base, foi elaborado o Plano de Ação, que permitirá atingir os objetivos traçados. Neste plano, em articulação com os objetivos estratégicos do agrupamento, são descritos os objetivos operacionais/ações que traduzem as mudanças a implementar para colmatar as lacunas existentes face aos referentes do Quadro EQAVET, tendo sido estabelecido, para cada uma das ações delineadas, as formas de monitorização, as metas a atingir e os prazos implicados.
Convidámo-lo(a) a consultar o mesmo aqui!...
Aqui pretendemos divulgar os resultados e conclusões obtidos a partir dos diferentes momentos de auscultação levados a cabo junto da comunidade educativa.
Em resultado da aplicação de inúmeros Inquéritos por Questionário aos mais diversos membros da nossa comunidade educativa, no presente ano letivo de 2019/2020, obtivemos uma pormenorizada e cabal perceção da forma como é visto o nosso trabalho enquanto escola. Os resultados foram a todos os níveis fantásticos!... Taxas de satisfação de alunos, encarregados de educação, e restantes agentes educativos todas acima de 90%, o que nos encoraja fortemente para continuarmos a abraçar esta nossa filosofia de trabalho de busca permanente de um trilho cada vez mais adequado e otimizado em prol do sucesso de qualidade dos nossos alunos!... Apresentam-se abaixo os relatórios pormenorizados dos resultados obtidos e das oportunidades de melhoria detetadas!...
Relatório da avaliação da qualidade do Ensino Profissional pelos formandos
Relatório da avaliação da qualidade do Ensino Profissional pelos formadores
Relatório do inquérito de satisfação dos Enc. de Educação dos alunos dos Cursos do Ensino Profissional
Relatório do inquérito de satisfação dos Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais
Relatório do inquérito aos alunos do 9.º ano - Ajuste da oferta formativa
Relatório do inquérito de satisfação aos Empregadores dos Ex-Alunos
Relatório do inquérito de satisfação aos Ex-Alunos
1.º MOMENTO DE AUSCULTAÇÃO COMUNIDADE EDUCATIVA
29.11.2019 | Reunião Focus Group | ESFH
Decorreu no passado dia 29 de Novembro, no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, o 1º Momento de debate alargado com todos os membros da Comunidade Educativa (alunos, docentes, não docentes, serviços de psicologia, encarregados de educação, parceiros FCT e entidades empregadoras), acerca do momento presente do nosso Ensino Profissional, pontos fortes e oportunidades de melhoria; foi um momento muito enriquecedor, do qual se tiraram importantes conclusões que permitirão nortear a nossa ação no sentido de melhorar o funcionamento global do Ensino Profissional do nosso Agrupamento. Poderá consultar as principais conclusõesaqui!...
INSPIRING FUTURE
Acesso ao Ensino Superior
28.01.2020 | ESFH | 12.º ANO
Por forma a melhor fazer chegar a mensagem aos nossos alunos, promovemos a visita às nossas instalações da Equipa do projeto Inspiring Future no dia 28/01/2020. Tal procurou dar resposta ao facto de termos, no Ensino Profissional, no presente ano letivo, mais de 60% dos alunos com ambição de entrar no Ensino Superior. A adesão dos nossos alunos foi maciça e entusiasta.
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
Informações aos alunos
Fevereiro | ESFH | 12.º ano
Durante o mês de fevereiro, o assessor para o ensino profissional realizou um conjunto de 5 sessões de 90 minutos de duração, uma para cada turma do 12º ano do ensino profissional, acerca de várias temáticas relevantes para os nossos alunos, de forma mais dirigida e individualizada; as temáticas abordadas foram: - Acesso ensino superior (CTESP e Licenciaturas); - Estágios Profissionais; - SoftSkils; - Formação Profissional; - Criação de Próprio Emprego. As sessões foram muito participativas, com a esmagadora maioria dos alunos a procurar esclarecer as suas duvidas.
COVID19: ROTEIRO ENSINO PROFISSIONAL
10.04.2020 | AEFH
Para fazer face à atual conjuntura que vivemos, fruto da pandemia da Covid-19, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda estabeleceu um plano estratégico para fazer face aos problemas que se nos colocaram, por forma a não defraudar os alunos e encarregados de educação nesta época tão sensível e complexa!..
Consulteaquio nosso plano de ação.
PRÁTICA SIMULADA
INOVAÇÃO E ADAPTABILIDADE
20.04.2020 | ANPRI | 12TSI
No sentido de dar resposta à situação da Formação em Contexto de Trabalho, do 12.º ano, a turma do Curso Profissional Técnico de Programação e Sistemas Informáticos, juntamente com os professores orientadores (Ana Ferreira, J. Carlos Silva e Rui Guimarães) vai participar num curso online, de prática simulada, com a duração de 100 horas. O curso designado "Desenvolvimento Mobile com Tecnologia Web", teve início a 20 de abril e está associado à temática da Programação, sendo assegurado pela ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática.
PAP - 2.ª AVALIAÇÃO INTERMÉDIA
INOVAÇÃO E ADAPTABILIDADE
22.04.2020 | Plataforma Zoom | 12TSI
Decorreu no dia 22 de abril, pelas 9H30, a 2.ª avaliação intermédia da PAP (Prova de Aptidão Profissional) do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A apresentação dos projetos foi feita através da plataforma Zoom e contou com os júris: Marisa Alcântara (Professora de Inglês e Coordenadora dos Diretores de Turma - Ensino Profissional), Nuno Casalta (Professor de Matemática e Assessor da Direção - Área dos Cursos Profissionais), Rui Guimarães (Professor de Informática), José Carlos Silva (Professor de Informática e Orientador da PAP) e Ana Ferreira (Professora de Informática e Orientadora da PAP).
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
Oferta Educativa Ensino Superior
27.05.2020 | ONLINE | 12.º ano
No sentido de dar uma melhor orientação aos alunos do Ensino Profissional, decorreram nos dias 20, 26 e 27 de maio, no período da manhã, sessões de esclarecimento online, através da plataforma Zoom, sobre a oferta educativa da Escola Superior de Media Artes e Design, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e do Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
CISCO NETWORKING ACADEMY
Inovação Pedagógica e Tecnológica
MAIO | ESFH
Foi durante o mês de maio que o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda recebeu o estatuto de Cisco Networking Academy possibilitando aos seus alunos a obtenção de competências técnicas adicionais com a possibilidade de obter uma nova certificação (Cisco).
O Programa Cisco® Networking Academy enquadra-se na missão do agrupamento em apostar continuamente na inovação pedagógica e tecnológica dos seus cursos profissionais e, consequente, valorização dos seus alunos. Consideramos, que será um marco importante no âmbito do Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training).
PROJETO EUROPEU - ENNE
Promover o Ensino Profissional
MAIO | ESFH | 12.º ANO
O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda integra uma Rede Europeia de Escolas com Ensino Profissionalizante e Vocacional criada no âmbito de um Projeto Europeu designado por ENNE – VET (European Nacional Networks for the Enhancement of VET - Vocational Education and Training). O Projeto ENNE visa intervir politicamente a nível europeu para promover a melhoria da qualidade e atratividade (imagem social) do ensino profissional, com um enfoque específico nas oportunidades de mobilidade europeia dos nossos alunos e professores. Envolve 5 países europeus: Itália, Bélgica, Bulgária, Alemanha e Portugal. Em Portugal o líder do projeto é a Arts and Skils, uma empresa de Guimarães que apostou na Escola Secundária Francisco de Holanda como parceira desde o início. O nosso Agrupamento abraçou a ideia como forma de criar mais uma oferta a docentes e alunos, indo de encontro à sua estratégia de aposta num ensino profissionalizante de qualidade e referência. Consulte aquimais informações.
PRÁTICA SIMULADA
Webinar - Manutenção Industrial
16.06.2020 | ONLINE | 12TEA
No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho - Prática Simulada, os alunos da turma 12TEA, vão participar num Webinar sobre Manutenção Industrial, dinamizado pelo Eng. Alcino Sampaio, responsável pela Manutenção Industrial da Lameirinho, Indústrias Têxteis, SA.
WEBINARES
Secundário...E agora?
MAIO e JUNHO | ONLINE | 9.º ANO
Com o objetivo de apresentar a oferta educativa e dando resposta a uma oportunidade de melhoria identificada no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, no sentido de procurar esclarecer melhor o aluno de 9.º ano acerca de cada um dos cursos pelos quais pode optar no 10.º ano, está a ser realizado um ciclo de Webinares "Secundário… e agora?" pelas escolas básicas do concelho. Até ao momento percorremos as seguintes: - EB Egas Moniz (20 de Maio, 21H00); - Agrupamento de Escolas de Pevidém (21 de Maio, 21H00); - Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (27 de Maio, 18H30); - Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (28 de maio, 15H00); - Agrupamento de Escolas de Abação (3 de Junho, 15H00); - Colégio Nª Sra. da Conceição (8 de Junho, 14H20 e 9 de Junho, 12H00); - Agrupamento de Escolas Professor João de Meira (9 de Junho, 21H00); - Agrupamento Gil Vicente (17 de Junho, 15H00); - Agrupamento de Escolas Fernando Távora (17 de junho, 18H00).
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Oferta Educativa Ensino Superior
JUNHO | ONLINE | SECUNDÁRIO
Com o objetivo de perseguir a meta definida no plano de ação estabelecido no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, de aumentar a taxa de alunos que optam, no 12.º ano, pelo prosseguimento de estudos, a escola estará presente em mais duas iniciativas de esclarecimento, a saber: - 1.ª edição da Feira Virtual: Cursos TeSP e Licenciaturas do Politécnico do Porto, entre os dias 15 e 18 de junho; - Open IPCA 2020 Online, de 22 a 26 de junho.
WEBINAR
Estágios Profissionais e Soft Skills
22/23 JUNHO | ONLINE | 12.º ano
Decorreram nos passados dias 22/6 e 23/6, pelas 14:30, dois Webinares dinamizados pelo IEFP, no âmbito da parceria AEFH/IEFP, versando as temáticas de Estágios Profissionais e Soft Skills. Os mesmos foram dirigidos aos alunos do 12.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e contaram com as palestrantes Dra. Laura Santos e Dra. Isabel Machado no Serviço de Emprego de Guimarães, Centro de Emprego do Médio Ave.
APRESENTAÇÕES
Provas de Aptidão Profissional
25/junho a 3/julho | ONLINE | 12.º ano
Decorreram entre os dias 25 de junho e 3 de julho de 2020 as Provas de Aptidão Profissional dos nossos alunos de 12º ano. Foram provas muito participadas, com a presença de entidades empresariais, representantes da câmara municipal e várias personalidades de reconhecido mérito em cada uma das áreas envolvidas!... Os alunos tiveram uma prestação à altura do momento! Muitos parabéns a todos sem exceção e felicidades para a nova vida que vos espera!...
FOMOS NOTÍCIA NA ANPRI
Prova da Aptidão Profissional
14/julho | Site da ANPRI | 12TSI
No dia 25 de junho, a equipa da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) integrou o Júri de Projetos PAP do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sendo representada pelo Dr. Rui Barreiro. Ler notíciaaqui.
WEBINAR
Técnicas de Procura de Emprego
25 SETEMBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano
Com o objetivo de melhorar as competências dos nossos alunos ao nível da sua capacidade de procura de emprego e dando resposta a uma oportunidade de melhoria identificada no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, está a ser realizado um ciclo de Webinares acerca das temáticas “Técnicas de Procura de Emprego” e “Entrevista: competências a desenvolver” pela empresa ADECCO, através da sua delegação de Braga, representada pela Dra. Mara Silva. A primeira sessão decorreu no dia 25/setembro, pelas 15H00 através da plataforma Zoom.
WEBINAR
Postura e Apresentação
2 OUTUBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano
Decorreu no dia 2 de outubro, mais um webinar com a temática "POSTURA E APRESENTAÇÃO: CUIDADO A TER NUMA ENTREVISTA", apresentado pela Dra. Mara Silva em representação da Empresa de Recrutamento ADECCO. Este evento esteve integrado no plano de trabalho de prática em Formação em Contexto de Trabalho - 12.º ano.
WEBINAR
Segurança e Saúde no Trabalho
23 OUTUBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano
Decorreu no dia 23 de outubro, mais um webinar com a temática "SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO", apresentado pela Dra. Martinha Pereira, consultora e auditora especialista na área. Este evento esteve integrado no plano de trabalho de prática em Formação em Contexto de Trabalho - 12.º ano.
Aqui apresentamos os indicadores estratégicos de monitorização intercalar, estabelecidos no documento base, que irão permitir a obtenção de informação que sustente a fase de revisão/reflexão no processo cíclico de melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional, associados a mecanismo de alerta face ao sucesso escolar/formativo.
Indicadores Intermédios - 2.º Período
Indicadores Intermédios - 3.º Período
Aqui apresentamos os indicadores de resultado (indicadores EQAVET), com periodicidade anual, relativos aos diferentes triénios de formação. Estes nortearão as nossas estratégias de melhoria contínua da lógica de funcionamento da nossa oferta de Ensino e Formação Profissional.
Ciclo de Formação 2014-2017
Ciclo de Formação 2015-2018
“DashBoard” Comparativo de Indicadores
Após obtidos os Resultados dos Indicadores EQAVET, bem como dos Indicadores Intermédios, e auscultados todas as partes interessadas, as quais poderam indicar as áreas de melhoria que deveriam ser tidas em conta na nossa ação pedagógica diária, em sede de Conselho Pedagógico e de Conselho Geral foram priorizadas essas mesmas Áreas de Melhoria que foram relatadas no Relatório de Operador e no PLano de Melhoria abaixo apresentados. Convidamos toda a comunidade educativa a consultar e tomar conhecimento daquilo que irá nortear a nossa ação ao longo do ano letivo 2020/2021:
Relatório de Operador
Plano de Melhoria
TCM - Curso Profissional Técnico de Comércio | TDS - Curso Profissional Técnico de Design | TEA - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Computadores | TGR - Curso Profissional Técnico de Geriatria | TSI - Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos | TMK - Curso Profissional Técnico de Marketing | TMC - Curso Profissional Técnico de Mecatrónica | TQA - Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar
Os alunos do ensino profissional têm, agora, 3 formas de entrar no ensino superior.
Nota 1: As provas referidas neste último ponto podem ser realizadas através de plataformas tecnológicas ou por teleconferência, desde que haja condições que assegurem a fiabilidade da avaliação desenvolvida.
Nota 2: Neste link podem consultar algumas respostas a questões mais colocadas acerca desta nova possibilidade: https://www.dges.gov.pt/pt/faq/acesso-para-titulares-de-cursos-profissionais?plid=593&plid=593
Deixamos abaixo listagem de alguns sites que poderão consultar para obter mais informações acerca dos diferentes concursos que poderão querer fazer ou outras informações úteis.
Segue uma listagem de alguns institutos politécnicos mais próximos de Guimarães, com a mais variada oferta educativa.
O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.
Portaria n.º 916/2005 de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Sistemas Operativos | Arquitetura de Computadores | Redes de Comunicação | Programação e Sistemas de Informação | Formação em Contexto de Trabalho
PROGRAMAÇÃO
Linguagem C | Linguagem C# | APP INVENTOR/THUNKABLE | HTML5 | CSS | JAVASCRIPT | MYSQL | PHP | Python
REDES DE COMUNICAÇÃO
Introdução às Redes de Computadores | IOT | industria 4.0 |LAN | WAN |Meios de transmissão de dados | Equipamentos ativos e passivos | Topologias de rede | OSI | TCP/IP | Protocolos de rede | IPV4 | Sub-redes | VLSM | Routing protocol [RIP, OSPF] | VLAN | Planeamento e cablagem de redes | LAB CISCO router físico 1941 e switchs 2960 | Laboratórios simulados Packet tracer
SISTEMAS OPERATIVOS
Criação de máquinas virtuais | Instalação de sistemas operativos cliente (Windows / Linux / MacOs) | Instalação de servidores (Windows Server / Linux) | Elaboração de Scripts de gestão | Configuração e Administração avançada de Sistemas Operativos | Administração remota de computadores
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Montagem de computadores | Técnicas de deteção de avarias e reparação de computadores | Criação de projetos de robótica com recurso às placas ESP8266 e Arduíno | Desenho e criação de placas de circuito impresso | Soldagem de componentes eletrónicos
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
APLICAÇÕES
Suporte de Tickets
Gestão de Impressoras (Univ. Minho - Departamento de Sistemas de Informação)
Acervo Musical (Sociedade Musical de Pevidém)
MatrizComp - Matriz de Competências (Univ. do Minho - Departamento de Produção e Sistemas)
HARDWARE
Kits Didáticos
WEB SITES
Museu AEFH
MV RESÍDUOS
PAPARIKUS
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
12TSI - Atividade em Sala de Aula
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
11TSI - Visita à Vimaponto
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
10TSI - Famalicão Extreme Gaming
12TSI - Projetos de PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
12TSI - Avaliação Intermédia da PAP
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
12TSI - Visita à Primavera Software
11TSI - Aulas com Packet Tracer
11TSI - Aulas com Packet Tracer
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT
PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom
FCT - Prática Simulada (ANPRI)
O técnico de comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a
satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.
Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Economia
Componente Tecnológica
Comercializar e Vender | Organizar e Gerir a Empresa | Comunicar no Ponto de Venda | Comunicar em Francês | Formação em Contexto de Trabalho
Estudos de Mercado
Técnicas de Venda
Técnicas de Merchandising
Promoção de Vendas
Introdução à Contabilidade
Inovação e Empreendedorismo
Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro
Portaria nº 996/2007, de 28 de Agosto (retifica a Portaria anterior)
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Empreendedorismo: um desafio
Criação de uma empresa
A importância do Merchandising
Organização do desfile Praça dos Talentos
Vitrinismo
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Praça dos Talentos
Praça dos Talentos
Cartaz - Montras Vivas
Montras Vivas
Entrega de Prémios - Secretariado
Visita - Mercado Abastecedor do Porto
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
Animação do Ponto de Venda (Halloween)
O Técnico de Design é o profissional apto a efetuar a projetação e a maquetização de produtos de design tendo em conta a utilização, a função, a produção, o mercado, a comercialização, a qualidade e a estética, utilizando os recursos tecnológicos e os materiais adequados, demonstrando sensibilização para as questões ecológicas e ambientais.
Perfil de desempenho - Direção Geral Formação Vocacional
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
História da Cultura e das Artes | Geometria Descritiva | Matemática
Componente Tecnológica
Desenho de Comunicação | Desenho Assistido por Computador | Materiais e Tecnologias | Design | Formação em Contexto de Trabalho
AutoCAD
PHOTOSHOP
Portaria nº 1 279/2006, de 21 de Novembro
Portaria nº 216/2007, de 23 de Fevereiro (retifica a portaria anterior)
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas
Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas
Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas
Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura
Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)
O técnico de marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/
cliente com o objetivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da atividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.
Portaria nº 901/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Economia
Componente Tecnológica
Marketing | Comunicação | Comportamento do Consumidor | Gestão Empresarial | Formação em Contexto de Trabalho
Comportamento do Consumidor
E - Consumidor
Criatividade em Comunicação
Marketing-mix
E - Marketing-mix
Plano de E - Marketing
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Violência não é solução
Rodas solidárias
A importância das cores
Responsabilidade social como modelo de gestão
Consumo sustentável
Proteção civil somos todos nós
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Laço Azul
Super Dogs
Responsabilidade Social como Modelo de Gestão
Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida
Diferença não é DEFEITO
Lançamento do Clube de Proteção Civil
Olimpíadas Marketing e Publicidade
Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento
Proteção Civil somos todos nós!
Quem resiste
Quem resiste
Simulação de acidente de bicicleta
Visita de estudo à LIPOR
Toka Komer
Visita ao BVG
Workshop Desportos Radicais
Workshop Desportos Radicais
Workshop Viva Park
Workshop Nadador Salvador
O técnico de geriatria é um profissional apto a prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.
Referencial de Formação 762335(Publicado no anexo 2 do Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 31 de 22/8/2015)
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Biologia | Psicologia | Estudo do Movimento
Componente Tecnológica
Prestação de Cuidados | Prevenção Higiene e Segurança | Psicologia em Geriatria | Expressões Artísticas e Motoras em Geriatria | Formação em Contexto de Trabalho
Contextos de prestação de cuidados ao idoso: lares e instituições de saúde | Reabilitação geriátrica | Prevenção e primeiros socorros geriatria | Reabilitação geriátrica | Métodos de relaxação aplicados à população idosa
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Não existem Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas, em virtude de ser o primeiro ano com uma turma no 12º ano.
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos
Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães
Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães
Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães
Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto
FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo
O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos
regulamentos específicos.
Portaria n.º 889/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Computadores | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho
Programação de dispositivos como autómatos de várias marcas relevantes no mercado de automação industrial, como a Siemens e a Omrom | Programação de microcontroladores como o Arduino e o Raspberry | Desenvolvimento de aplicações industriais baseados em autómatos, sensores, atuadores | Montagem e teste de circuitos eletrónicos analógicos e digitais | Desenvolvimento de aplicações Web e para Android | Programação em linguagens como C++, C, Assembly, Python
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Magic Mirror
Detetor da qualidade do ar
Solar Charger Umbrella
Estufa Automatizada
Elevador de garagem
Cadeira Autocorretora da Posição Ergonómica Humana
MicroCooling (Sistema de Refrigeração Portátil)
Ponte Móvel Automatizada
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior
O técnico de mecatrónica é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos.
Portaria n.º 910/2005, de 26 de Setembro
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Física e Química
Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Tecnologia Mecatrónica | Aplicações de Mecatrónica | Desenho Técnico | Formação em Contexto de Trabalho
Processos de Fabrico – Mecatrónica | Tecnologia CNC | Robótica - Programação de Manipuladores Industriais | Desenho Assistido por Computador - Conceitos Gerais (CAD) - 2D | Programação Assistida por Computador (CAM) - 2D | Maquinação Convencional
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
CNC - Construção de um protótipo
Kit Fotovoltaico - Utilização doméstica de energia elétrica
CNC para circuitos impressos
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira
Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas
Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira
A finalizar a montagem do trabalho
Montagem finalizada
Ensaio final
Ensaio final
O técnico de processamento e controlo de qualidade alimentar é o profissional qualificado para coordenar, organizar e executar as operações relativas ao processamento dos produtos alimentares, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, sob os aspetos sensorial, higiossanitário, nutricional e legal.
Portaria n.º 891/2004 de 21 de Julho
O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.
Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.
Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física
Componente Científica
Matemática | Biologia | Química
Componente Tecnológica
Microbiologia | Higiene e Segurança na Indústria Alimentar | Processamento Geral dos Alimentos | Controlo da Qualidade Alimentar | Formação em Contexto de Trabalho
Métodos e Procedimentos em laboratório - Colheita de amostras para análise | Métodos Gerais de Conservação | Origem e ação dos microrganismos nos alimentos | Técnicas de Controlo de Qualidade alimentar
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Doces conventuais de Guimarães
Produtos desidratados
Requeijão e manteiga sem lactose, com diferentes sabores
As biomoléculas no tratamento de cabelos
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)
Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)
AE FRANCISCO DE HOLANDA
Alameda Dr. Alfredo Pimenta
4814-528 Guimarães
Telefone | 253 540 130 Localização | Google Maps
Coordenação do Ensino Profissional
ensinoprofissional@esfh.pt
Para expor uma dúvida ou sugestão, preencha o seguinte formulário.