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* OFERTA FORMATIVA 2020-2021
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EQAVET

EQAVET

EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) – é um instrumento concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu e que coloca à disposição das autoridades e dos operadores de EFP (escolas) ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação tem como objetivo final a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que irá certificar o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos. Poderá consultar o cronograma do processo aqui.

Para que seja garantido o sucesso neste projeto, toda a comunidade educativa - docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos e parceiros da comunidade - é convidada a participar ativamente nele, procurando sempre melhorar e ir ao encontro das expetativas de todos.

Ver Vídeo - What is EQAVET?



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Diagnostico-EQAVET

 Documento Base


DIAGNÓSTICO/PONTO DE PARTIDA

Para ir ao encontro dos princípios fundamentais em que assenta o referencial do Quadro EQAVET, o agrupamento iniciou o trabalho de implementação do processo de alinhamento a partir das seguintes etapas:

- identificação das partes interessadas, internas e externas, relevantes para a melhoria do Ensino e Formação Profissional (EFP), e suas respetivas necessidades e expetativas;
- diagnóstico da situação do agrupamento face às práticas de gestão do EFP, identificando pontos fortes e fracos e áreas de melhoria;
- recolha de dados relativos aos indicadores EQAVET para o ciclo formativo 2014-2017 e identificação de outros indicadores de monitorização, tendo em vista a obtenção de informação que sustente as ações a tomar no processo de melhoria contínua da oferta EFP.

Assim, foi, não só, possível estabelecer o ponto de partida no processo de alinhamento, mas também o ponto de chegada pretendido, tendo sido identificadas práticas que necessitam de ser introduzidas ou ajustadas.

Foi, assim, elaborado o Documento Base para alinhamento com o Quadro EQAVET que evidencia o compromisso do nosso agrupamento com o aumento da qualidade e da melhoria contínua da oferta EFP, que poderá consultar aqui.



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Plano-EQAVET

 Plano de Ação


PLANO DE AÇÃO

A partir das opções assumidas para implementar o processo de alinhamento, explicitadas no Documento Base, foi elaborado o Plano de Ação, que permitirá atingir os objetivos traçados. Neste plano, em articulação com os objetivos estratégicos do agrupamento, são descritos os objetivos operacionais/ações que traduzem as mudanças a implementar para colmatar as lacunas existentes face aos referentes do Quadro EQAVET, tendo sido estabelecido, para cada uma das ações delineadas, as formas de monitorização, as metas a atingir e os prazos implicados.
Convidámo-lo(a) a consultar o mesmo aqui!...





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Auscultacao-EQAVET

AUSCULTAÇÃO

Aqui pretendemos divulgar os resultados e conclusões obtidos a partir dos diferentes momentos de auscultação levados a cabo junto da comunidade educativa.

Em resultado da aplicação de inúmeros Inquéritos por Questionário aos mais diversos membros da nossa comunidade educativa, no presente ano letivo de 2019/2020, obtivemos uma pormenorizada e cabal perceção da forma como é visto o nosso trabalho enquanto escola. Os resultados foram a todos os níveis fantásticos!... Taxas de satisfação de alunos, encarregados de educação, e restantes agentes educativos todas acima de 90%, o que nos encoraja fortemente para continuarmos a abraçar esta nossa filosofia de trabalho de busca permanente de um trilho cada vez mais adequado e otimizado em prol do sucesso de qualidade dos nossos alunos!... Apresentam-se abaixo os relatórios pormenorizados dos resultados obtidos e das oportunidades de melhoria detetadas!...

  Relatório da avaliação da qualidade do Ensino Profissional pelos formandos
  Relatório da avaliação da qualidade do Ensino Profissional pelos formadores
  Relatório do inquérito de satisfação dos Enc. de Educação dos alunos dos Cursos do Ensino Profissional
  Relatório do inquérito de satisfação dos Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais
  Relatório do inquérito aos alunos do 9.º ano - Ajuste da oferta formativa
  Relatório do inquérito de satisfação aos Empregadores dos Ex-Alunos
  Relatório do inquérito de satisfação aos Ex-Alunos





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1.º MOMENTO DE AUSCULTAÇÃO COMUNIDADE EDUCATIVA
29.11.2019 | Reunião Focus Group | ESFH


1.º Momento de Auscultação - Comunidade Educativa

Decorreu no passado dia 29 de Novembro, no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, o 1º Momento de debate alargado com todos os membros da Comunidade Educativa (alunos, docentes, não docentes, serviços de psicologia, encarregados de educação, parceiros FCT e entidades empregadoras), acerca do momento presente do nosso Ensino Profissional, pontos fortes e oportunidades de melhoria; foi um momento muito enriquecedor, do qual se tiraram importantes conclusões que permitirão nortear a nossa ação no sentido de melhorar o funcionamento global do Ensino Profissional do nosso Agrupamento. Poderá consultar as principais conclusõesaqui!...


INSPIRING FUTURE
Acesso ao Ensino Superior

28.01.2020 | ESFH | 12.º ANO


Informações - Acesso ao Ensino Superior

Por forma a melhor fazer chegar a mensagem aos nossos alunos, promovemos a visita às nossas instalações da Equipa do projeto Inspiring Future no dia 28/01/2020. Tal procurou dar resposta ao facto de termos, no Ensino Profissional, no presente ano letivo, mais de 60% dos alunos com ambição de entrar no Ensino Superior. A adesão dos nossos alunos foi maciça e entusiasta.


SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
Informações aos alunos

Fevereiro | ESFH | 12.º ano


Informações - Ensino Profissional

Durante o mês de fevereiro, o assessor para o ensino profissional realizou um conjunto de 5 sessões de 90 minutos de duração, uma para cada turma do 12º ano do ensino profissional, acerca de várias temáticas relevantes para os nossos alunos, de forma mais dirigida e individualizada; as temáticas abordadas foram: - Acesso ensino superior (CTESP e Licenciaturas); - Estágios Profissionais; - SoftSkils; - Formação Profissional; - Criação de Próprio Emprego. As sessões foram muito participativas, com a esmagadora maioria dos alunos a procurar esclarecer as suas duvidas.


COVID19: ROTEIRO ENSINO PROFISSIONAL
10.04.2020 | AEFH


COVID-19: Roteiro Ensino Profissional

Para fazer face à atual conjuntura que vivemos, fruto da pandemia da Covid-19, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda estabeleceu um plano estratégico para fazer face aos problemas que se nos colocaram, por forma a não defraudar os alunos e encarregados de educação nesta época tão sensível e complexa!..
Consulteaquio nosso plano de ação.


PRÁTICA SIMULADA
INOVAÇÃO E ADAPTABILIDADE
20.04.2020 | ANPRI | 12TSI


Prática Simulada - Desenvolvimento Mobile com Tecnologia Web

No sentido de dar resposta à situação da Formação em Contexto de Trabalho, do 12.º ano, a turma do Curso Profissional Técnico de Programação e Sistemas Informáticos, juntamente com os professores orientadores (Ana Ferreira, J. Carlos Silva e Rui Guimarães) vai participar num curso online, de prática simulada, com a duração de 100 horas. O curso designado "Desenvolvimento Mobile com Tecnologia Web", teve início a 20 de abril e está associado à temática da Programação, sendo assegurado pela ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática.


PAP - 2.ª AVALIAÇÃO INTERMÉDIA
INOVAÇÃO E ADAPTABILIDADE
22.04.2020 | Plataforma Zoom | 12TSI


2.ª Avaliação Intermédia da PAP

Decorreu no dia 22 de abril, pelas 9H30, a 2.ª avaliação intermédia da PAP (Prova de Aptidão Profissional) do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A apresentação dos projetos foi feita através da plataforma Zoom e contou com os júris: Marisa Alcântara (Professora de Inglês e Coordenadora dos Diretores de Turma - Ensino Profissional), Nuno Casalta (Professor de Matemática e Assessor da Direção - Área dos Cursos Profissionais), Rui Guimarães (Professor de Informática), José Carlos Silva (Professor de Informática e Orientador da PAP) e Ana Ferreira (Professora de Informática e Orientadora da PAP).


SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
Oferta Educativa Ensino Superior

27.05.2020 | ONLINE | 12.º ano


Sessão de Esclarecimento

No sentido de dar uma melhor orientação aos alunos do Ensino Profissional, decorreram nos dias 20, 26 e 27 de maio, no período da manhã, sessões de esclarecimento online, através da plataforma Zoom, sobre a oferta educativa da Escola Superior de Media Artes e Design, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e do Instituto de Estudos Superiores de Fafe.


CISCO NETWORKING ACADEMY
Inovação Pedagógica e Tecnológica

MAIO | ESFH


Cisco Networking Academy

Foi durante o mês de maio que o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda recebeu o estatuto de Cisco Networking Academy possibilitando aos seus alunos a obtenção de competências técnicas adicionais com a possibilidade de obter uma nova certificação (Cisco).
O Programa Cisco® Networking Academy enquadra-se na missão do agrupamento em apostar continuamente na inovação pedagógica e tecnológica dos seus cursos profissionais e, consequente, valorização dos seus alunos. Consideramos, que será um marco importante no âmbito do Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training).


PROJETO EUROPEU - ENNE
Promover o Ensino Profissional

MAIO | ESFH | 12.º ANO


Projeto ENNE

O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda integra uma Rede Europeia de Escolas com Ensino Profissionalizante e Vocacional criada no âmbito de um Projeto Europeu designado por ENNE – VET (European Nacional Networks for the Enhancement of VET - Vocational Education and Training). O Projeto ENNE visa intervir politicamente a nível europeu para promover a melhoria da qualidade e atratividade (imagem social) do ensino profissional, com um enfoque específico nas oportunidades de mobilidade europeia dos nossos alunos e professores. Envolve 5 países europeus: Itália, Bélgica, Bulgária, Alemanha e Portugal. Em Portugal o líder do projeto é a Arts and Skils, uma empresa de Guimarães que apostou na Escola Secundária Francisco de Holanda como parceira desde o início. O nosso Agrupamento abraçou a ideia como forma de criar mais uma oferta a docentes e alunos, indo de encontro à sua estratégia de aposta num ensino profissionalizante de qualidade e referência. Consulte aquimais informações.

PRÁTICA SIMULADA
Webinar - Manutenção Industrial

16.06.2020 | ONLINE | 12TEA


Prática Simulada - 12TEA

No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho - Prática Simulada, os alunos da turma 12TEA, vão participar num Webinar sobre Manutenção Industrial, dinamizado pelo Eng. Alcino Sampaio, responsável pela Manutenção Industrial da Lameirinho, Indústrias Têxteis, SA.


WEBINARES
Secundário...E agora?

MAIO e JUNHO | ONLINE | 9.º ANO


WEBINARES - Secundário...E agora?

Com o objetivo de apresentar a oferta educativa e dando resposta a uma oportunidade de melhoria identificada no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, no sentido de procurar esclarecer melhor o aluno de 9.º ano acerca de cada um dos cursos pelos quais pode optar no 10.º ano, está a ser realizado um ciclo de Webinares "Secundário… e agora?" pelas escolas básicas do concelho. Até ao momento percorremos as seguintes: - EB Egas Moniz (20 de Maio, 21H00); - Agrupamento de Escolas de Pevidém (21 de Maio, 21H00); - Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (27 de Maio, 18H30); - Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (28 de maio, 15H00); - Agrupamento de Escolas de Abação (3 de Junho, 15H00); - Colégio Nª Sra. da Conceição (8 de Junho, 14H20 e 9 de Junho, 12H00); - Agrupamento de Escolas Professor João de Meira (9 de Junho, 21H00); - Agrupamento Gil Vicente (17 de Junho, 15H00); - Agrupamento de Escolas Fernando Távora (17 de junho, 18H00).


PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Oferta Educativa Ensino Superior

JUNHO | ONLINE | SECUNDÁRIO


PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS - Oferta Educativa Ensino Superior

Com o objetivo de perseguir a meta definida no plano de ação estabelecido no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, de aumentar a taxa de alunos que optam, no 12.º ano, pelo prosseguimento de estudos, a escola estará presente em mais duas iniciativas de esclarecimento, a saber: - 1.ª edição da Feira Virtual: Cursos TeSP e Licenciaturas do Politécnico do Porto, entre os dias 15 e 18 de junho; - Open IPCA 2020 Online, de 22 a 26 de junho.


WEBINAR
Estágios Profissionais e Soft Skills

22/23 JUNHO | ONLINE | 12.º ano


Webinar - Estágios Profissionais e Soft Skills

Decorreram nos passados dias 22/6 e 23/6, pelas 14:30, dois Webinares dinamizados pelo IEFP, no âmbito da parceria AEFH/IEFP, versando as temáticas de Estágios Profissionais e Soft Skills. Os mesmos foram dirigidos aos alunos do 12.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e contaram com as palestrantes Dra. Laura Santos e Dra. Isabel Machado no Serviço de Emprego de Guimarães, Centro de Emprego do Médio Ave.


APRESENTAÇÕES
Provas de Aptidão Profissional

25/junho a 3/julho | ONLINE | 12.º ano


Provas de Aptidão Profissional - AEFH

Decorreram entre os dias 25 de junho e 3 de julho de 2020 as Provas de Aptidão Profissional dos nossos alunos de 12º ano. Foram provas muito participadas, com a presença de entidades empresariais, representantes da câmara municipal e várias personalidades de reconhecido mérito em cada uma das áreas envolvidas!... Os alunos tiveram uma prestação à altura do momento! Muitos parabéns a todos sem exceção e felicidades para a nova vida que vos espera!...

FOMOS NOTÍCIA NA ANPRI
Prova da Aptidão Profissional

14/julho | Site da ANPRI | 12TSI


Fomos notícia na ANPRI - PAP 12TSI

No dia 25 de junho, a equipa da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) integrou o Júri de Projetos PAP do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sendo representada pelo Dr. Rui Barreiro. Ler notíciaaqui.


WEBINAR
Técnicas de Procura de Emprego

25 SETEMBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano


Webinar - Técnicas de Procura de Emprego

Com o objetivo de melhorar as competências dos nossos alunos ao nível da sua capacidade de procura de emprego e dando resposta a uma oportunidade de melhoria identificada no âmbito do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, está a ser realizado um ciclo de Webinares acerca das temáticas “Técnicas de Procura de Emprego” e “Entrevista: competências a desenvolver” pela empresa ADECCO, através da sua delegação de Braga, representada pela Dra. Mara Silva. A primeira sessão decorreu no dia 25/setembro, pelas 15H00 através da plataforma Zoom.


WEBINAR
Postura e Apresentação

2 OUTUBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano


Webinar - Postura e apresentação: cuidado a ter numa entrevista

Decorreu no dia 2 de outubro, mais um webinar com a temática "POSTURA E APRESENTAÇÃO: CUIDADO A TER NUMA ENTREVISTA", apresentado pela Dra. Mara Silva em representação da Empresa de Recrutamento ADECCO. Este evento esteve integrado no plano de trabalho de prática em Formação em Contexto de Trabalho - 12.º ano.


WEBINAR
Segurança e Saúde no Trabalho

23 OUTUBRO | 15H | ZOOM | 12.º ano


Webinar - Segurança e Saúde no Trabalho

Decorreu no dia 23 de outubro, mais um webinar com a temática "SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO", apresentado pela Dra. Martinha Pereira, consultora e auditora especialista na área. Este evento esteve integrado no plano de trabalho de prática em Formação em Contexto de Trabalho - 12.º ano.



Resultados

RESULTADOS INTERCALARES

Aqui apresentamos os indicadores estratégicos de monitorização intercalar, estabelecidos no documento base, que irão permitir a obtenção de informação que sustente a fase de revisão/reflexão no processo cíclico de melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional, associados a mecanismo de alerta face ao sucesso escolar/formativo.

 Indicadores Intermédios - 2.º Período
 Indicadores Intermédios - 3.º Período



RESULTADOS ANUAIS

Aqui apresentamos os indicadores de resultado (indicadores EQAVET), com periodicidade anual, relativos aos diferentes triénios de formação. Estes nortearão as nossas estratégias de melhoria contínua da lógica de funcionamento da nossa oferta de Ensino e Formação Profissional.

 Ciclo de Formação 2014-2017
 Ciclo de Formação 2015-2018
 “DashBoard” Comparativo de Indicadores





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Melhorias

ÁREAS DE MELHORIA

Após obtidos os Resultados dos Indicadores EQAVET, bem como dos Indicadores Intermédios, e auscultados todas as partes interessadas, as quais poderam indicar as áreas de melhoria que deveriam ser tidas em conta na nossa ação pedagógica diária, em sede de Conselho Pedagógico e de Conselho Geral foram priorizadas essas mesmas Áreas de Melhoria que foram relatadas no Relatório de Operador e no PLano de Melhoria abaixo apresentados. Convidamos toda a comunidade educativa a consultar e tomar conhecimento daquilo que irá nortear a nossa ação ao longo do ano letivo 2020/2021:

 Relatório de Operador
 Plano de Melhoria



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EQUIPA EQAVET



Rosalina Pinheiro
Rosalina Pinheiro
direcao@esfh.pt
(Diretora AEFH)
Eugénia Machado
Eugénia Machado
eugeniamachado@esfh.pt
(Coordenação da Equipa)
Helena Ferreira
Helena Ferreira
HelenaFerreira@esfh.pt
(Sistema de Qualidade)


Nuno Casalta
Nuno Casalta
nunocasalta@esfh.pt
(Sistema de Qualidade)
Olívia Canedo
Olívia Canedo
oliviacanedo@esfh.pt
(Sistema de Qualidade)
Sofia Carneiro
Sofia Carneiro
sofiacarneiro.em@esfh.pt
(Sistema de Qualidade)


Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
AmorimPeixoto@esfh.pt
(Diretor de Curso - TMC)
Ana Ferreira
Ana Ferreira
anaferreira@esfh.pt
(Diretora de Curso - TSI)
Camila Sousa
Camila Sousa
camilasousa@esfh.pt
(Diretora Curso - TQA)


Carlos Martins
Carlos Martins
carlosmartins@esfh.pt
(Diretor de Curso - TDS)
Eduarda Esperança
Eduarda Esperança
eduardaesperanca@esfh.pt
(Diretora de Curso - TCM / TMK)
Natália Mendes
Natália Mendes
nataliamendes.ae@esfh.pt
(Diretora Curso - TGR)


Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt
(Diretora de Curso - TEA)
Marisa Alcântara
Marisa Alcântara
marisaalcantara.em@esfh.pt
(Coordenadora de Diretores de Turma)
José Carlos Silva
José Carlos Silva
josecarlossilva@esfh.pt
(Representante da Equipa de Comunicação)


TCM - Curso Profissional Técnico de Comércio | TDS - Curso Profissional Técnico de Design | TEA - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Computadores | TGR - Curso Profissional Técnico de Geriatria | TSI - Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos | TMK - Curso Profissional Técnico de Marketing | TMC - Curso Profissional Técnico de Mecatrónica | TQA - Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar

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ENSINO SUPERIOR

Ensino Superior

ENSINO SUPERIOR

Os alunos do ensino profissional têm, agora, 3 formas de entrar no ensino superior.

1) Acesso a Licenciaturas nas Universidades, concorrendo para as mesmas vagas que os alunos do ensino regular:
- Necessidade de realização de Exames Nacionais (apenas provas de ingresso de curso que pretendem);
- Concurso realizado no site da DGES (https://www.dges.gov.pt/pt/sou_estudante - acautelar obtenção de senha que precisam para inscrição de exame);
- A média de acesso é uma composição da média final de curso com as notas obtidas nos exames, com percentagens variáveis consoante o curso em causa.
2) Concorrer para os institutos politécnicos para os CTESP
- Concurso realizado, nos sites de cada politécnico;
- Quaisquer dúvidas devem ligar para o próprio instituto politécnico, pois cada um tem as suas regras de concurso e prazos completamente diferentes;
- A média de acesso é a média final de curso.
3) Concorrer para vagas especiais de Licenciaturas nas Universidades que agora foram criadas para alunos de ensino profissional. Ter em atenção que:
- Neste caso as vagas serão reduzidas e nunca para todos as licenciaturas;
- Para estas vagas concorrem no site da DGES, devendo consultar os sites das universidades e politécnicos para saberem que cursos estarão disponíveis;
- A média, neste caso tem em conta 3 situações:

i) Com uma ponderação mínima de 50% a classificação final do curso obtida pelo estudante;
ii) Com uma ponderação mínima de 20%, a classificação obtida na PAP;
iii) Com uma ponderação máxima de 30%, as classificações de provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata - realizadas na universidade regional mais próxima da residência, segundo últimas notícias.

Nota 1: As provas referidas neste último ponto podem ser realizadas através de plataformas tecnológicas ou por teleconferência, desde que haja condições que assegurem a fiabilidade da avaliação desenvolvida.

Nota 2: Neste link podem consultar algumas respostas a questões mais colocadas acerca desta nova possibilidade: https://www.dges.gov.pt/pt/faq/acesso-para-titulares-de-cursos-profissionais?plid=593&plid=593

Ensino Superior - Instiuições

INSTITUIÇÕES

Segue uma listagem de alguns institutos politécnicos mais próximos de Guimarães, com a mais variada oferta educativa.

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
[Braga | Barcelos | AvePark – Guimarães]
Curso Técnico Superior Profissional (TeSP)
Divisão Académica
Oferta Educativa - TeSP
Áreas: Design, Gestão, marketing, Tecnologia, informática, Eletrónica, Mecânica

Instituto Politécnico do Porto (IPP)
[Porto | Felgueiras]
Cursos
Áreas: Design, Gestão, marketing, Tecnologia, informática, Eletrónica, Mecânica

Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF)
[Fafe]
Cursos
Áreas: Desporto, Gestão, marketing, Tecnologia, informática

Instituto Superior Politécnico GAYA (ISPGAYA)
[Gaia]
Cursos CTeSP
Áreas: Gestão, marketing, Tecnologia, informática

Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA)
[Maia]
Cursos CTeSP

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
[Viana do Castelo]
Cursos CTeSP

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
[Viseu]
Cursos CTeSP

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
[Bragança]
Cursos CTeSP
Áreas: Artes comunicação e multimédia; Ciências agrárias e Recursos Naturais; Ciências empresariais e direito; Educação; Hotelaria e Restauração; Saúde e Proteção social; Tecnologias; Turismo

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INFORMÁTICA

Curso TSI

TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO
DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Portaria n.º 916/2005 de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TSI

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Sistemas Operativos | Arquitetura de Computadores | Redes de Comunicação | Programação e Sistemas de Informação | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

PROGRAMAÇÃO
Linguagem C | Linguagem C# | APP INVENTOR/THUNKABLE | HTML5 | CSS | JAVASCRIPT | MYSQL | PHP | Python

REDES DE COMUNICAÇÃO
Introdução às Redes de Computadores | IOT | industria 4.0 |LAN | WAN |Meios de transmissão de dados | Equipamentos ativos e passivos | Topologias de rede | OSI | TCP/IP | Protocolos de rede | IPV4 | Sub-redes | VLSM | Routing protocol [RIP, OSPF] | VLAN | Planeamento e cablagem de redes | LAB CISCO router físico 1941 e switchs 2960 | Laboratórios simulados Packet tracer

SISTEMAS OPERATIVOS
Criação de máquinas virtuais | Instalação de sistemas operativos cliente (Windows / Linux / MacOs) | Instalação de servidores (Windows Server / Linux) | Elaboração de Scripts de gestão | Configuração e Administração avançada de Sistemas Operativos | Administração remota de computadores

ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Montagem de computadores | Técnicas de deteção de avarias e reparação de computadores | Criação de projetos de robótica com recurso às placas ESP8266 e Arduíno | Desenho e criação de placas de circuito impresso | Soldagem de componentes eletrónicos


LEGISLAÇÃO


Curso TSI

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

APLICAÇÕES
Suporte de Tickets
Gestão de Impressoras (Univ. Minho - Departamento de Sistemas de Informação)
Acervo Musical (Sociedade Musical de Pevidém)
MatrizComp - Matriz de Competências (Univ. do Minho - Departamento de Produção e Sistemas)

HARDWARE
Kits Didáticos

WEB SITES
Museu AEFH
MV RESÍDUOS
PAPARIKUS


Curso TSI

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Costa Guerreiro JFA HCARAÚJO LF2
Universidade do Minho Vimaponto Alphazema Consulting Fnac
Noguinfor chip7


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Ana Ferreira
Ana Ferreira
anaferreira@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Carla Cardoso
Carla Cardoso
carlacardoso.em@esfh.pt
Celso Soares
Celso Soares
celsosoares.ae@esfh.pt


Isaura Figueiredo
Isaura Figueiredo
isaurafigueiredo@esfh.pt
José Carlos Silva
José Carlos Silva
josecarlossilva@esfh.pt
Rui Guimarães
Rui Guimarães
ruiguimaraes.ae@esfh.pt


12TSI - Atividade em Sala de Aula

12TSI - Atividade em Sala de Aula

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

12TSI - Projetos de PAP

12TSI - Projetos de PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom

PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom

FCT - Prática Simulada (ANPRI)

FCT - Prática Simulada (ANPRI)


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COMÉRCIO

Curso TCM

TÉCNICO DE COMÉRCIO

O técnico de comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TCM

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Economia

Componente Tecnológica
Comercializar e Vender | Organizar e Gerir a Empresa | Comunicar no Ponto de Venda | Comunicar em Francês | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Estudos de Mercado
Técnicas de Venda
Técnicas de Merchandising
Promoção de Vendas
Introdução à Contabilidade
Inovação e Empreendedorismo


LEGISLAÇÃO


Curso TCM

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Empreendedorismo: um desafio
Criação de uma empresa
A importância do Merchandising
Organização do desfile Praça dos Talentos
Vitrinismo


Curso TCM

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Desincoop cm-guimaraes Fnac lameirinho
Pastelaria Clarinha Arcol


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Ana Araújo
Ana Araújo
anaaraujo.ae@esfh.pt
Eduarda Esperança
Eduarda Esperança
eduardaesperanca@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)


Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Cartaz - Montras Vivas

Cartaz - Montras Vivas

Montras Vivas

Montras Vivas

Entrega de Prémios - Secretariado

Entrega de Prémios - Secretariado

Visita - Mercado Abastecedor do Porto

Visita - Mercado Abastecedor do Porto

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)


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DESIGN

Curso TDS

TÉCNICO DE DESIGN

O Técnico de Design é o profissional apto a efetuar a projetação e a maquetização de produtos de design tendo em conta a utilização, a função, a produção, o mercado, a comercialização, a qualidade e a estética, utilizando os recursos tecnológicos e os materiais adequados, demonstrando sensibilização para as questões ecológicas e ambientais.

Perfil de desempenho - Direção Geral Formação Vocacional

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TDS

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
História da Cultura e das Artes | Geometria Descritiva | Matemática

Componente Tecnológica
Desenho de Comunicação | Desenho Assistido por Computador | Materiais e Tecnologias | Design | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

AutoCAD
PHOTOSHOP

LEGISLAÇÃO


Curso TDS

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica


Curso TSI

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


amf ms cm-guimaraes
Machados,Lda guimarte LRT


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Adelina Almeida
Adelina Almeida
adelinaalmeida.ae@esfh.pt
Alexandra Pires
Alexandra Pires
alexandrapires@esfh.pt
Carlos Guerra
Carlos Guerra
carlosferreira@esfh.pt


Carlos Martins
Carlos Martins
carlosmartins@esfh.pt
(DIRETOR DE CURSO)
Castro Mendes
Castro Mendes
castromendes@esfh.pt
Isabel Silva
Isabel Silva
isabelsilva@esfh.pt


Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura

Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

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MARKETING

Curso TMK

TÉCNICO DE MARKETING

O técnico de marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/ cliente com o objetivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da atividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.

Portaria nº 901/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TCM

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Economia

Componente Tecnológica
Marketing | Comunicação | Comportamento do Consumidor | Gestão Empresarial | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Comportamento do Consumidor
E - Consumidor
Criatividade em Comunicação
Marketing-mix
E - Marketing-mix
Plano de E - Marketing


LEGISLAÇÃO


Curso TCM

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Violência não é solução
Rodas solidárias
A importância das cores
Responsabilidade social como modelo de gestão
Consumo sustentável
Proteção civil somos todos nós


Curso TCM

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Desincoop cm-guimaraes Fnac lameirinho
Norte Escolar Clube Paraíso


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Ana Araújo
Ana Araújo
anaaraujo.ae@esfh.pt
José Lopes
José Lopes
joselopes.ae@esfh.pt


Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Laço Azul

Laço Azul

Super Dogs

Super Dogs

Responsabilidade Social como Modelo de Gestão

Responsabilidade Social como Modelo de Gestão

Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida

Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida

Diferença não é DEFEITO

Diferença não é DEFEITO

Lançamento do Clube de Proteção Civil

Lançamento do Clube de Proteção Civil

Olimpíadas Marketing e Publicidade

Olimpíadas Marketing e Publicidade

Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento

Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento

Proteção Civil somos todos nós!

Proteção Civil somos todos nós!

Quem resiste

Quem resiste

Quem resiste

Quem resiste

Simulação de acidente de bicicleta

Simulação de acidente de bicicleta

Visita de estudo à LIPOR

Visita de estudo à LIPOR

Toka Komer

Toka Komer

Visita ao BVG

Visita ao BVG

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Viva Park

Workshop Viva Park

Workshop Nadador Salvador

Workshop Nadador Salvador


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GERIATRIA

Curso TGR

TÉCNICO DE GERIATRIA

O técnico de geriatria é um profissional apto a prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.

Referencial de Formação 762335(Publicado no anexo 2 do Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 31 de 22/8/2015)



REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.



Curso TGR

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Biologia | Psicologia | Estudo do Movimento

Componente Tecnológica
Prestação de Cuidados | Prevenção Higiene e Segurança | Psicologia em Geriatria | Expressões Artísticas e Motoras em Geriatria | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Contextos de prestação de cuidados ao idoso: lares e instituições de saúde | Reabilitação geriátrica | Prevenção e primeiros socorros geriatria | Reabilitação geriátrica | Métodos de relaxação aplicados à população idosa


LEGISLAÇÃO


Curso TGR

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Não existem Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas, em virtude de ser o primeiro ano com uma turma no 12º ano.


Curso TGR

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Centro Social Fraterna Ordem Veneraval
Santa Casa


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Natália Mendes
Graça Lopes
gracalopes@esfh.pt
Eduarda Esperança
Natália Mendes
nataliamendes.ae@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)


Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos

Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos

Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães

Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães

Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães

Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto

Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto

FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo

FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo


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ELETRÓNICA

Curso TEA

TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Portaria n.º 889/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TEA

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Computadores | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Programação de dispositivos como autómatos de várias marcas relevantes no mercado de automação industrial, como a Siemens e a Omrom | Programação de microcontroladores como o Arduino e o Raspberry | Desenvolvimento de aplicações industriais baseados em autómatos, sensores, atuadores | Montagem e teste de circuitos eletrónicos analógicos e digitais | Desenvolvimento de aplicações Web e para Android | Programação em linguagens como C++, C, Assembly, Python

LEGISLAÇÃO


Curso TEA

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Magic Mirror
Detetor da qualidade do ar
Solar Charger Umbrella
Estufa Automatizada
Elevador de garagem
Cadeira Autocorretora da Posição Ergonómica Humana
MicroCooling (Sistema de Refrigeração Portátil)
Ponte Móvel Automatizada


Curso TEA

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Aderito Alarmax Amtrol Alfa Costa Guerreiro
Endutex JFA J.Jordão Lameirinho
segurtec Lasa Pinto Brasil UMinho


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
amorimpeixoto@esfh.pt
Carla Barbosa
Carla Barbosa
carlaantoniabarbosa.ae@esfh.pt
Francisco Martins
Francisco Martins
franciscomartins@esfh.pt



Jorge Tavares
Jorge Tavares
jorgetavares@esfh.pt
José Freitas Oliveira
José Freitas Oliveira
FreitasOliveira@esfh.pt
Manuel Rui Silva
Manuel Rui Silva
manuelsilva.ae@esfh.pt



Fernando Guimarães
Fernando Guimarães
fernandoguimaraes@esfh.pt
Paulo Silva
Paulo Silva
paulosilva.ae@esfh.pt
Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)


Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior


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MECATRÓNICA

Curso TMC

TÉCNICO DE MECATRÓNICA

O técnico de mecatrónica é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos.

Portaria n.º 910/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TMC

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Tecnologia Mecatrónica | Aplicações de Mecatrónica | Desenho Técnico | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Processos de Fabrico – Mecatrónica | Tecnologia CNC | Robótica - Programação de Manipuladores Industriais | Desenho Assistido por Computador - Conceitos Gerais (CAD) - 2D | Programação Assistida por Computador (CAM) - 2D | Maquinação Convencional


LEGISLAÇÃO


Curso TMC

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

CNC - Construção de um protótipo
Kit Fotovoltaico - Utilização doméstica de energia elétrica
CNC para circuitos impressos


Curso TMC

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Amtrol Alfa Cultifusão JJ Jordão Petrotec
Lameirinho Costa Guerreiro Pinto Brasil


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Alexandre Costa
Alexandre Costa
alexandrecosta.ae@esfh.pt
Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
amorimpeixoto@esfh.pt
(DIRETOR DE CURSO)
Avelino Sá
Avelino Sá
avelinosa.ae@esfh.pt



Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt


Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira

Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira

A finalizar a montagem do trabalho

A finalizar a montagem do trabalho

Montagem finalizada

Montagem finalizada

Ensaio final

Ensaio final

Ensaio final

Ensaio final


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CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR

Curso TQA

TÉCNICO DE PROCESSAMENTO E CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR

O técnico de processamento e controlo de qualidade alimentar é o profissional qualificado para coordenar, organizar e executar as operações relativas ao processamento dos produtos alimentares, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, sob os aspetos sensorial, higiossanitário, nutricional e legal.

Portaria n.º 891/2004 de 21 de Julho

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TQA

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Biologia | Química

Componente Tecnológica
Microbiologia | Higiene e Segurança na Indústria Alimentar | Processamento Geral dos Alimentos | Controlo da Qualidade Alimentar | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Métodos e Procedimentos em laboratório - Colheita de amostras para análise | Métodos Gerais de Conservação | Origem e ação dos microrganismos nos alimentos | Técnicas de Controlo de Qualidade alimentar


LEGISLAÇÃO


Curso TQA

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Doces conventuais de Guimarães
Produtos desidratados
Requeijão e manteiga sem lactose, com diferentes sabores
As biomoléculas no tratamento de cabelos


Curso TQA

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


A2 Análises Químicas, Lda. VACARIA RODRIGO Pastelaria das Trinas, Lda. bfruit Casa de Sezim


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Alcina Lobo
Alcina Lobo
alcinalobo@esfh.pt
Camila Sousa
Camila Sousa
camilasousa@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Cecília Dias
Cecília Dias
ceciliadias@esfh.pt


Lina Fonseca
Lina Fonseca
linafonseca@esfh.pt


Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)


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