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Cursos Profissionais - AE Francisco de Holanda





EQAVET: O AEFH em busca de Selo de Garantia de Qualidade!
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EQAVET

EQAVET

EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) – é um instrumento concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu e que coloca à disposição das autoridades e dos operadores de EFP (escolas) ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação teve como como resultados a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que certifica o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos. O mesmo possibilita aos nossos alunos concluir o seu curso na União Europeia (UE) e ai ver reconhecida a validade do seu curso, em qualquer pais da EU. Poderá consultar o cronograma do processo aqui.

Ver Vídeo - What is EQAVET?



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Diagnostico-EQAVET

 Documento Base


DIAGNÓSTICO

Para ir ao encontro dos princípios fundamentais em que assenta o referencial do Quadro EQAVET, o agrupamento iniciou o trabalho de implementação do processo de alinhamento a partir das seguintes etapas:

- identificação das partes interessadas, internas e externas, relevantes para a melhoria do Ensino e Formação Profissional (EFP), e suas respetivas necessidades e expetativas;
- diagnóstico da situação do agrupamento face às práticas de gestão do EFP, identificando pontos fortes e fracos e áreas de melhoria;
- recolha de dados relativos aos indicadores EQAVET para o ciclo formativo 2014-2017 e identificação de outros indicadores de monitorização, tendo em vista a obtenção de informação que sustente as ações a tomar no processo de melhoria contínua da oferta EFP.

Assim, foi, não só, possível estabelecer o ponto de partida no processo de alinhamento, mas também o ponto de chegada pretendido, tendo sido identificadas práticas que necessitam de ser introduzidas ou ajustadas.

Foi, assim, elaborado o Documento Base para alinhamento com o Quadro EQAVET que evidencia o compromisso do nosso agrupamento com o aumento da qualidade e da melhoria contínua da oferta EFP, que poderá consultar aqui.


PLANO DE AÇÃO

A partir das opções assumidas para implementar o processo de alinhamento, explicitadas no Documento Base, foi elaborado o Plano de Ação, que permitirá atingir os objetivos traçados. Neste plano, em articulação com os objetivos estratégicos do agrupamento, são descritos os objetivos operacionais/ações que traduzem as mudanças a implementar para colmatar as lacunas existentes face aos referentes do Quadro EQAVET, tendo sido estabelecido, para cada uma das ações delineadas, as formas de monitorização, as metas a atingir e os prazos implicados.
Convidámo-lo(a) a consultar o mesmo aqui!...



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Auscultacao-EQAVET

AUSCULTAÇÃO

Aqui pretendemos divulgar os resultados e conclusões obtidos a partir dos diferentes momentos de auscultação levados a cabo junto da comunidade educativa.

Em resultado da aplicação de inúmeros Inquéritos por Questionário aos mais diversos membros da nossa comunidade educativa, ao longo dos diferentes anos letivo, conseguimos obtiver uma pormenorizada perceção da forma como é visto o nosso trabalho enquanto escola. Os resultados tem sido, de uma forma geral, excelentes!... Tal encoraja-nos fortemente para continuarmos a abraçar esta nossa filosofia de trabalho de busca permanente de um trilho cada vez mais adequado e otimizado em prol do sucesso de qualidade dos nossos alunos!... Apresentam-se abaixo os relatórios pormenorizados dos resultados obtidos e das oportunidades de melhoria detetadas!...

Relatórios de auscultação das partes interessadas:
- Inquéritos de satisfação e sugestões de melhoria:
  2023
  2022
  2021
  Histórico
- Reuniões de Focus Group:
  2023
  2022
  2021
  Histórico


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Projetos-EQAVET

PROJETOS

ERASMUS+
Evento de Disseminação Erasmus+ VET

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Participação no SHU2023 - Social Hackathon Nocera Umbra, em Nocera Umbra, Itália

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto KA122 VET – InoVET - Sevilha, Espanha

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Parceria Internacional do Agrupamento para o Ensino Profissional: Arneplant, Arnedo, La Rioja

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto InoVET - Mobilidade a La Rioja, Espanha (Formação em Contexto de Trabalho)

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Internacionalização do Agrupamento e da Acreditação Erasmus+ para o Ensino Profissional (Formação em Contexto de Trabalho)

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Internacionalização do Agrupamento e da Acreditação Erasmus+ para o Ensino Profissional (Formação em Contexto de Trabalho)

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto InoVET - Mobilidade à Cidade de Arnedo, La Rioja (Formação em Contexto de Trabalho)

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto We'll Work VET - Mobilidade a Chemnitz e Dresden, Alemanha

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto We'll Work VET - Mobilidade a Sicília, Itália

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto We'll Work VET - Sessão "EQAVET e Certificação de Competências em Mobilidade"

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Semana de Acolhimento do projeto Erasmus+ WWVET

Projetos-EQAVET

ERASMUS+
Projeto We'll Work VET - Acolhimento de docentes e alunos ligados ao ensino profissional - Alemanha e Itália

Projetos-EQAVET

Projeto de Educação Sexual em Meio Escolar
Pluralidade das condições da mulher no mundo

Projetos-EQAVET

Projeto de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento
Projeto de Educação Ambiental

Visitas de estudo/Atividades da Associação de Estudantes/Atividades do AEFH
(ver atividades em cada separador do curso profissional)



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FEIRA QUALIFICA
Atividade de orientação vocacional pós-secundário para os alunos dos cursos profissionais.
05.03.2023 | Exponor - Porto

Feira Qualifica

ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS
"Competências Digitais Básicas” para Pais/Enc. de Educação dos nossos alunos.
MAR.2023 | ESFH

ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS

II JORNADAS DO ENSINO PROFISSIONAL
Conversas com Empresas e com Ex-Alunos | Ensino Superior (Politécnicos) e o mundo do trabalho (IEFP)
MAR.2023 | ESFH

        

II JORNADAS DO ENSINO PROFISSIONAL

XLII SEMANA ABERTA
27 a 31 MARÇO'23 | ESFH

Cartaz   Programa


XLII SEMANA ABERTA

ROBOPARTY 2023
Evento pedagógico com as áreas da Mecânica, Eletrónica e Programação.
30/MAR e 1/ABR | Pavilhão da Univ. do Minho - Guimarães

ROBOPARTY 2023

 Histórico de Atividades Gerais

Resultados

RESULTADOS INTERCALARES

Aqui apresentamos os indicadores estratégicos de monitorização intercalar, estabelecidos no documento base, que irão permitir a obtenção de informação que sustente a fase de revisão/reflexão no processo cíclico de melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional, associados a mecanismo de alerta face ao sucesso escolar/formativo.

  Histórico
  Indicadores Monitorização Intercalar - 2020/2021
  Indicadores Monitorização Intercalar - 2021/2022
  Indicadores Monitorização Intercalar - 2022/2023


RESULTADOS ANUAIS

Aqui apresentamos os indicadores de resultado (indicadores EQAVET), com periodicidade anual, relativos aos diferentes triénios de formação. Estes nortearão as nossas estratégias de melhoria contínua da lógica de funcionamento da nossa oferta de Ensino e Formação Profissional. Nos documentos ficheiro de monitorização e dashboard comparativo é possível consultar os resultados de todos os indicadores por nós monitorizados e a sua evolução.

  Histórico
 2021 - Ciclo de Formação 2016-2019
 2022 - Ciclo de Formação 2017-2020
 2023 - Ciclo de Formação 2018-2021
 “DashBoard” Comparativo de Indicadores 2023
 Monitorização Intercalar Objetivos - 2023


IMPACTO DA FORMAÇÃO | RECURSOS HUMANOS

O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, tendo no seu projeto educativo o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus formandos, definiu como estratégia de intervenção implementar um plano bienal de formação docente, em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda. Este é alvo de avaliação de impacto anualmente, em sede de Conselho Pedagógico, onde se afere o trabalho desenvolvido e eventuais ajustes a realizar ao mesmo. Paralelamente, no âmbito da parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda, as formações desenvolvidas são alvo de avaliação em sede de Relatórios de Atividade e Gestão e Relatórios de Avaliação Interna, de periodicidade anual, que poderão ser consultados aqui.





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Melhorias

ÁREAS DE MELHORIA

Após obtidos os Resultados dos Indicadores EQAVET, bem como dos Indicadores Intermédios, e auscultados todas as partes interessadas, as quais poderam indicar as áreas de melhoria que deveriam ser tidas em conta na nossa ação pedagógica diária, em sede de Conselho Pedagógico e de Conselho Geral foram priorizadas essas mesmas Áreas de Melhoria que foram relatadas no Relatório de Progresso abaixo apresentados. Convidamos toda a comunidade educativa a consultar e tomar conhecimento daquilo que irá nortear a nossa ação no ensino profissional!...

 Relatório do Operador
 Plano de Melhoria 2020-2021
 Relatório de Progresso Anual N.º 1 (2021)
 Plano de Melhoria 2022
 Relatório de Progresso Anual N.º 2 (2022)
 Plano de Melhoria 2023
 Monitorização do Plano de Melhoria - 2023
 Relatório de Progresso Anual N.º 3 (2023)
 Plano de Melhoria 2024



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EQUIPA EQAVET



Rosalina Pinheiro
Rosalina Pinheiro
direcao@esfh.pt
(Diretora AEFH)
Eugénia Machado
Eugénia Machado
eugeniamachado@esfh.pt
(Coordenação da Equipa)
Nuno Casalta
Fernanda Lopes
fernandalopes.ae@esfh.pt
(Sistema de Qualidade)


Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
AmorimPeixoto@esfh.pt
(Diretor de Curso - TMC)
Ana Ferreira
Ana Ferreira
anaferreira@esfh.pt
(Diretora de Curso - TSI)
Sandra Machado
Carla Antonia Barbosa
carlaantoniabarbosa.ae@esfh.pt
(Diretora de Curso - TEC)


Carlos Martins
Carlos Martins
carlosmartins@esfh.pt
(Diretor de Curso - TDS)
Eduarda Esperança
Ana Araújo
anaaraujo.ae@esfh.pt
(Diretora de Curso - TCM)
Natália Mendes
Natália Mendes
nataliamendes.ae@esfh.pt
(Diretora Curso - TGR)


Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt
(Diretora de Curso - TEA)
António Amorim
António Amorim
antonioamorim.ae@esfh.pt
(Coordenador de Diretores de Turma)
José Carlos Silva
José Carlos Silva
josecarlossilva@esfh.pt
(Representante da Equipa de Comunicação)


TCM - Curso Profissional Técnico de Comércio | TDS - Curso Profissional Técnico de Design | TEA - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Computadores | TGR - Curso Profissional Técnico de Geriatria | TSI - Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos | TMC - Curso Profissional Técnico de Mecatrónica | TEC - Curso Profissional Técnico de Eletrónica Automação e Comando

Selo-EQAVET

SELO EQAVET

O Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda foi, no dia 11 de janeiro de 2021, galardoado com o Selo de Conformidade EQAVET, de Garantia de Qualidade Europeia, por 3 anos!...
Foi um momento de grande alegria e regozijo, para o Agrupamento em geral e para o Ensino Profissional em particular, reflexo da dedicação e empenho de toda a comunidade educativa e, mais especificamente, da equipa de docentes do ensino profissional que, em especial neste período pandémico muito conturbado, se mostraram de excelência!...
A dedicação e esforço de todos foi, neste caso, devidamente reconhecida!... Um grande bem-haja a todos!...




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ENSINO SUPERIOR

Ensino Superior

ENSINO SUPERIOR

Os alunos do ensino profissional têm, agora, 3 formas de entrar no ensino superior.

1) Acesso a Licenciaturas nas Universidades, concorrendo para as mesmas vagas que os alunos do ensino regular:
- Necessidade de realização de Exames Nacionais (apenas provas de ingresso de curso que pretendem);
- Concurso realizado no site da DGES (https://www.dges.gov.pt/pt/sou_estudante - acautelar obtenção de senha que precisam para inscrição de exame);
- A média de acesso é uma composição da média final de curso com as notas obtidas nos exames, com percentagens variáveis consoante o curso em causa.
2) Concorrer para os institutos politécnicos para os CTESP
- Concurso realizado, nos sites de cada politécnico;
- Quaisquer dúvidas devem ligar para o próprio instituto politécnico, pois cada um tem as suas regras de concurso e prazos completamente diferentes;
- A média de acesso é a média final de curso.
3) Concorrer para vagas especiais de Licenciaturas nas Universidades que agora foram criadas para alunos de ensino profissional. Ter em atenção que:
- Neste caso as vagas serão reduzidas e nunca para todos as licenciaturas;
- Para estas vagas concorrem no site da DGES, devendo consultar os sites das universidades e politécnicos para saberem que cursos estarão disponíveis;
- A média, neste caso tem em conta 3 situações:

i) Com uma ponderação mínima de 50% a classificação final do curso obtida pelo estudante;
ii) Com uma ponderação mínima de 20%, a classificação obtida na PAP;
iii) Com uma ponderação máxima de 30%, as classificações de provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata - realizadas na universidade regional mais próxima da residência, segundo últimas notícias.

Nota 1: As provas referidas neste último ponto podem ser realizadas através de plataformas tecnológicas ou por teleconferência, desde que haja condições que assegurem a fiabilidade da avaliação desenvolvida.

Nota 2: Neste link podem consultar algumas respostas a questões mais colocadas acerca desta nova possibilidade: https://www.dges.gov.pt/pt/faq/acesso-para-titulares-de-cursos-profissionais?plid=593&plid=593

Ensino Superior - Instiuições

INSTITUIÇÕES

Segue uma listagem de alguns institutos politécnicos mais próximos de Guimarães, com a mais variada oferta educativa.

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
[Braga | Barcelos | AvePark – Guimarães]
Curso Técnico Superior Profissional (TeSP)
Divisão Académica
Oferta Educativa - TeSP
Áreas: Design, Gestão, marketing, Tecnologia, informática, Eletrónica, Mecânica

Instituto Politécnico do Porto (IPP)
[Porto | Felgueiras]
Cursos
Áreas: Design, Gestão, marketing, Tecnologia, informática, Eletrónica, Mecânica

Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF)
[Fafe]
Cursos
Áreas: Desporto, Gestão, marketing, Tecnologia, informática

Instituto Superior Politécnico GAYA (ISPGAYA)
[Gaia]
Cursos CTeSP
Áreas: Gestão, marketing, Tecnologia, informática

Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA)
[Maia]
Cursos CTeSP

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
[Viana do Castelo]
Cursos CTeSP

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
[Viseu]
Cursos CTeSP

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
[Bragança]
Cursos CTeSP
Áreas: Artes comunicação e multimédia; Ciências agrárias e Recursos Naturais; Ciências empresariais e direito; Educação; Hotelaria e Restauração; Saúde e Proteção social; Tecnologias; Turismo

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OFERTAS DE EMPREGO / ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

Procura Emprego

OFERTAS DE EMPREGO / ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

No âmbito de uma parceria que tem vindo a estar cada mais ativa e profícua entre o AEFH e o IEFP, criamos este espaço de apoio aos nossos alunos e, em especial, aos ex-alunos, que esperamos seja de real apoio e suporte a todos aqueles que procuram acautelar o seu futuro profissional.

1) Técnicas de Procura de Emprego
Aqui poderá aceder a uma área de esclarecimento acerca de técnicas muito importantes de procura de emprego, como a elaboração de um currículo, como responder a um anúncio, como realizar candidaturas espontâneas ou mesmo preparar-se para entrevistas de emprego.
2) Estágios Profissionais, Procura de Emprego e Formação Profissional
No âmbito desta mesma, poderá aqui consultar Ofertas de Emprego, Estágios Profissionais e/ou Ofertas de Formação, bem como deixar online o seu currículo, a partir do qual poderá vir a ser contactado por empresas que se interessem pelo seu perfil!...
Não obstante, ressalva-se que tudo isto deve também ser consultado no centro de emprego da residência, pois existem ainda empresas que não autorizam a publicação online da sua necessidade ou interesse em contratar novos trabalhadores.

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INFORMÁTICA

Curso TSI

TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO
DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Portaria n.º 916/2005 de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TSI

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Sistemas Operativos | Arquitetura de Computadores | Redes de Comunicação | Programação e Sistemas de Informação | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

PROGRAMAÇÃO
Linguagem C | Linguagem C# | APP INVENTOR/THUNKABLE | HTML5 | CSS | JAVASCRIPT | MYSQL | PHP | Python

REDES DE COMUNICAÇÃO
Introdução às Redes de Computadores | IOT | industria 4.0 |LAN | WAN |Meios de transmissão de dados | Equipamentos ativos e passivos | Topologias de rede | OSI | TCP/IP | Protocolos de rede | IPV4 | Sub-redes | VLSM | Routing protocol [RIP, OSPF] | VLAN | Planeamento e cablagem de redes | LAB CISCO router físico 1941 e switchs 2960 | Laboratórios simulados Packet tracer

SISTEMAS OPERATIVOS
Criação de máquinas virtuais | Instalação de sistemas operativos cliente (Windows / Linux / MacOs) | Instalação de servidores (Windows Server / Linux) | Elaboração de Scripts de gestão | Configuração e Administração avançada de Sistemas Operativos | Administração remota de computadores

ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Montagem de computadores | Técnicas de deteção de avarias e reparação de computadores | Criação de projetos de robótica com recurso às placas ESP8266 e Arduíno | Desenho e criação de placas de circuito impresso | Soldagem de componentes eletrónicos


LEGISLAÇÃO


Curso TSI

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

APLICAÇÕES
Suporte de Tickets
Gestão de Impressoras (Univ. Minho - Departamento de Sistemas de Informação)
Acervo Musical (Sociedade Musical de Pevidém)
MatrizComp - Matriz de Competências (Univ. do Minho - Departamento de Produção e Sistemas)

HARDWARE
Kits Didáticos

WEB SITES
Museu AEFH
MV RESÍDUOS
PAPARIKUS


Curso TSI

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Costa Guerreiro JFA HCARAÚJO LF2
Universidade do Minho Vimaponto Alphazema Consulting Fnac
Noguinfor chip7


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS



Ana Ferreira
Ana Ferreira
anaferreira@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Carla Cardoso
António Marcos Martins
antoniomartins.ae5724@esfh.pt
Carla Cardoso
Carla Cardoso
carlacardoso.em@esfh.pt


Celso Soares
Carla Nunes
carlanunes.ae5591@esfh.pt
Isaura Figueiredo
Isabel Ângelo
isabelangelo.ae6362@esfh.pt
Isaura Figueiredo
Isaura Figueiredo
isaurafigueiredo@esfh.pt


José Carlos Silva
José Carlos Silva
josecarlossilva@esfh.pt


10TSI - Atividade sem tecnologia

10TSI - Atividade sem tecnologia   

Evento MEO XL Games | Exponor | Porto

Evento MEO XL Games | Exponor   

Desafio internacional 5ª Edição - DESAFIO BEBRAS 2023

5ª Edição - DESAFIO BEBRAS 2023   

10TSI - Coodweek

10TSI - Coodweek   

Visita de Estudo à Vimaponto

Visita de Estudo à Vimaponto   

Laboratórios da Altice e Fábrica da Ciência Viva | Aveiro

Laboratórios Altice | Fábrica Ciência Viva   

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Cartaz)

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Cartaz)   

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Programa)

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Programa)   

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Júri)

12TSI - PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Júri)  

12TSI - Atividade em Sala de Aula

12TSI - Atividade em Sala de Aula

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

11TSI - Visita à Vimaponto

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

10TSI - Famalicão Extreme Gaming

12TSI - Projetos de PAP

12TSI - Projetos de PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

12TSI - Avaliação Intermédia da PAP

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

12TSI - Visita à Primavera Software

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI - Aulas com Packet Tracer

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

11TSI/12TSI - Sessão de Esclarecimento FCT

PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom

PAP - 2.ª Avaliação Intermédia via plataforma Zoom

FCT - Prática Simulada (ANPRI)

FCT - Prática Simulada (ANPRI)


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COMÉRCIO

Curso TCM

TÉCNICO DE COMÉRCIO

O técnico de comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Portaria nº 909/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TCM

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Economia

Componente Tecnológica
Comercializar e Vender | Organizar e Gerir a Empresa | Comunicar no Ponto de Venda | Comunicar em Francês | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Estudos de Mercado
Técnicas de Venda
Técnicas de Merchandising
Promoção de Vendas
Introdução à Contabilidade
Inovação e Empreendedorismo


LEGISLAÇÃO


Curso TCM

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Empreendedorismo: um desafio
Criação de uma empresa
A importância do Merchandising
Organização do desfile Praça dos Talentos
Vitrinismo


Curso TCM

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Desincoop cm-guimaraes Fnac lameirinho
Pastelaria Clarinha Arcol Ativo Kids


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS



Ana Araújo
Ana Araújo
anaaraujo.ae@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Eduarda Esperança
Eduarda Esperança
eduardaesperanca@esfh.pt
Rui Barroso
Leticia Rodrigues
leticiarodrigues.ae6342@esfh.pt


Ana Araújo
Sérgio Castro
sergiocastro.ae6349@esfh.pt


Visita ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e a Assembleia da República

Visita ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e a Assembleia da República

Menção honrosa nas VIII Olimpíadas de Marketing e Publicidade

Menção honrosa nas VIII Olimpíadas de Marketing e Publicidade

Visita - Continente

Visita - Continente

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Cartaz - Montras Vivas

Cartaz - Montras Vivas

Montras Vivas

Montras Vivas

Entrega de Prémios - Secretariado

Entrega de Prémios - Secretariado

Visita - Mercado Abastecedor do Porto

Visita - Mercado Abastecedor do Porto

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)

Animação do Ponto de Venda (no Halloween) - Comunicar no Ponto de Venda (11.º ano)

Animação do Ponto de Venda (Halloween)


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DESIGN

Curso TDS

TÉCNICO DE DESIGN INDUSTRIAL

O Técnico de Design Industrial é o profissional apto a efetuar a projetação e a maquetização de produtos de design tendo em conta a utilização, a função, a produção, o mercado, a comercialização, a qualidade e a estética, utilizando os recursos tecnológicos e os materiais adequados, demonstrando sensibilização para as questões ecológicas e ambientais.

Perfil de desempenho - Direção Geral Formação Vocacional

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TDS

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
História da Cultura e das Artes | Geometria Descritiva | Matemática

Componente Tecnológica
Desenho de Comunicação | Desenho Assistido por Computador | Materiais e Tecnologias | Design | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

AutoCAD
PHOTOSHOP

LEGISLAÇÃO


Curso TDS

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim
Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica


Curso TSI

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


amf ms cm-guimaraes
Machados,Lda guimarte LRT


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS



Adelina Almeida
Augusta Rodrigues
augustarodrigues@esfh.pt
Alexandra Pires
Alexandra Pires
alexandrapires@esfh.pt
Carlos Guerra
Carlos Guerra
carlosferreira@esfh.pt


Carlos Martins
Carlos Martins
carlosmartins@esfh.pt
(DIRETOR DE CURSO)
Castro Mendes
Castro Mendes
castromendes@esfh.pt
Isabel Silva
Isabel Silva
isabelsilva@esfh.pt


Visita ao Laboratório da Paisagem de Guimarães

Laboratório da Paisagem de Guimarães

11TDS - Jogos idealizados para 1.º ciclo

11TDS - Jogos idealizados para 1.º ciclo

12TDS - PAP em processo

12TDS - PAP em processo

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Festas Nicolinas - Carro das maçãzinhas

Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura

Visita de Estudo à Universidade do Minho - Cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)

Projeto e construção do protótipo de um banco de jardim (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Construção do protótipo de uma bicicleta eléctrica (PAP)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

Praça dos Talentos

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MARKETING

Curso TMK

TÉCNICO DE MARKETING

O técnico de marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/ cliente com o objetivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da atividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.

Portaria nº 901/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TCM

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Economia

Componente Tecnológica
Marketing | Comunicação | Comportamento do Consumidor | Gestão Empresarial | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Comportamento do Consumidor
E - Consumidor
Criatividade em Comunicação
Marketing-mix
E - Marketing-mix
Plano de E - Marketing


LEGISLAÇÃO


Curso TCM

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Violência não é solução
Rodas solidárias
A importância das cores
Responsabilidade social como modelo de gestão
Consumo sustentável
Proteção civil somos todos nós


Curso TCM

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Desincoop cm-guimaraes Fnac lameirinho
Norte Escolar Clube Paraíso


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Ana Araújo
Ana Araújo
anaaraujo.ae@esfh.pt
José Lopes
José Lopes
joselopes.ae@esfh.pt


Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Dia Internacinal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Laço Azul

Laço Azul

Super Dogs

Super Dogs

Responsabilidade Social como Modelo de Gestão

Responsabilidade Social como Modelo de Gestão

Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida

Ação de Sensibilização em Suporte Básico de Vida

Diferença não é DEFEITO

Diferença não é DEFEITO

Lançamento do Clube de Proteção Civil

Lançamento do Clube de Proteção Civil

Olimpíadas Marketing e Publicidade

Olimpíadas Marketing e Publicidade

Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento

Peddy Paper - Em Busca do Conhecimento

Proteção Civil somos todos nós!

Proteção Civil somos todos nós!

Quem resiste

Quem resiste

Quem resiste

Quem resiste

Simulação de acidente de bicicleta

Simulação de acidente de bicicleta

Visita de estudo à LIPOR

Visita de estudo à LIPOR

Toka Komer

Toka Komer

Visita ao BVG

Visita ao BVG

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Desportos Radicais

Workshop Viva Park

Workshop Viva Park

Workshop Nadador Salvador

Workshop Nadador Salvador


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GERIATRIA

Curso TGR

TÉCNICO DE GERIATRIA

O técnico de geriatria é um profissional apto a prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.

Referencial de Formação 762335(Publicado no anexo 2 do Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 31 de 22/8/2015)



REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.



Curso TGR

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Biologia | Psicologia | Estudo do Movimento

Componente Tecnológica
Prestação de Cuidados | Prevenção Higiene e Segurança | Psicologia em Geriatria | Expressões Artísticas e Motoras em Geriatria | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Contextos de prestação de cuidados ao idoso: lares e instituições de saúde | Reabilitação geriátrica | Prevenção e primeiros socorros geriatria | Reabilitação geriátrica | Métodos de relaxação aplicados à população idosa


LEGISLAÇÃO


Curso TGR

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Não existem Provas de Aptidão Profissional desenvolvidas, em virtude de ser o primeiro ano com uma turma no 12º ano.


Curso TGR

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Centro Social Fraterna Ordem Veneraval
Santa Casa


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS

Natália Mendes
António Amorim
antonioamorim.ae@esfh.pt
Natália Mendes
Graça Lopes
gracalopes@esfh.pt
Eduarda Esperança
Helena Araújo
helenaraujo@esfh.pt
Eduarda Esperança
Natália Mendes
nataliamendes.ae@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Natália Mendes
Paula Caldas
paulacaldas.ae@esfh.pt


II Jornadas Vida Feliz

II Jornadas Vida Feliz

Visita ao Laboratório da Paisagem de Guimarães

Laboratório da Paisagem | Guimarães

Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos

Atividades lúdicas, Teatro e Canto com os idosos da Venerável Ordem Terceira de S. Domingos

Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães

Atividade de moldagem de balões com a parceria da Casa da Juventude de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Atividade de Natal: decoração alusiva ao Natal no Lar Emídio Guerreiro da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Jogos Tradicionais com a colaboração de um grupo de idosos da Casa Da Juventude de Guimarães

Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães

Visita à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos Guimarães

Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto

Visita à Exposição do Corpo Humano no Porto

FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo

FCT Prática Simulada - Envelhecimento Ativo


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ELETRÓNICA

Curso TEA

TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Portaria n.º 889/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TEA

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Computadores | Sistemas Digitais | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Programação de dispositivos como autómatos de várias marcas relevantes no mercado de automação industrial, como a Siemens e a Omrom | Programação de microcontroladores como o Arduino e o Raspberry | Desenvolvimento de aplicações industriais baseados em autómatos, sensores, atuadores | Montagem e teste de circuitos eletrónicos analógicos e digitais | Desenvolvimento de aplicações Web e para Android | Programação em linguagens como C++, C, Assembly, Python

LEGISLAÇÃO


Curso TEA

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Magic Mirror
Detetor da qualidade do ar
Solar Charger Umbrella
Estufa Automatizada
Elevador de garagem
Cadeira Autocorretora da Posição Ergonómica Humana
MicroCooling (Sistema de Refrigeração Portátil)
Ponte Móvel Automatizada


Curso TEA

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Aderito Alarmax Amtrol Alfa Costa Guerreiro
Endutex JFA J.Jordão Lameirinho
segurtec Lasa Pinto Brasil UMinho


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS



Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
amorimpeixoto@esfh.pt
Carla Barbosa
Carla Barbosa
carlaantoniabarbosa.ae@esfh.pt
Francisco Martins
Francisco Martins
franciscomartins@esfh.pt



Jorge Tavares
Jorge Tavares
jorgetavares@esfh.pt
José Freitas Oliveira
José Freitas Oliveira
FreitasOliveira@esfh.pt
Manuel Rui Silva
Manuel Rui Silva
manuelsilva.ae@esfh.pt



Fernando Guimarães
Fernando Guimarães
fernandoguimaraes@esfh.pt
Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)


12TEA - Codeweek

12TEA - Codeweek (Equipamentos tecnológicos para o Ensino Básico)

Visita - Instalações técnicas da Francisco de Holanda

Visita - Instalações técnicas da Francisco de Holanda

Visita - Parque eólico do Carreço-Outeiro (Viana do Castelo)

Visita - Parque eólico do Carreço-Outeiro (Viana do Castelo)

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior

Visita à Serra da Estrela e à Universidade da Beira interior


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ELETRÓNICA

Curso TEC

TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO

O técnico de eletrónica, automação e comando é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de sistemas elétricos, eletrónicos, pneumáticos e hidráulicos de automação industrial, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Portaria n.º 903/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TEA

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Automação e Comando | Sistemas Digitais | Tecnologias Aplicadas | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Em atualização...

LEGISLAÇÃO


Curso TEA

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto



Curso TEA

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS



Carla Barbosa
Carla Barbosa
carlaantoniabarbosa.ae@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Carla Barbosa
Carlos Baptista
carlosbaptista.ae6225@esfh.pt
Francisco Martins
Fernando Guimarães
fernandoguimares@esfh.pt



Jorge Tavares
Manuel Rui Silva
manuelsilva.ae@esfh.pt
José Freitas Oliveira
Sandra Machado
SandraMachado@esfh.pt



Fernando Guimarães
Fernando Guimarães
fernandoguimaraes@esfh.pt
Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt


Visita - Parque eólico do Carreço-Outeiro (Viana do Castelo)

Visita - Parque eólico do Carreço-Outeiro (Viana do Castelo)


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MECATRÓNICA

Curso TMC

TÉCNICO DE MECATRÓNICA

O técnico de mecatrónica é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos.

Portaria n.º 910/2005, de 26 de Setembro

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TMC

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Física e Química

Componente Tecnológica
Eletricidade e Eletrónica | Tecnologia Mecatrónica | Aplicações de Mecatrónica | Desenho Técnico | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Processos de Fabrico – Mecatrónica | Tecnologia CNC | Robótica - Programação de Manipuladores Industriais | Desenho Assistido por Computador - Conceitos Gerais (CAD) - 2D | Programação Assistida por Computador (CAM) - 2D | Maquinação Convencional


LEGISLAÇÃO


Curso TMC

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

CNC - Construção de um protótipo
Kit Fotovoltaico - Utilização doméstica de energia elétrica
CNC para circuitos impressos


Curso TMC

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


Amtrol Alfa Cultifusão JJ Jordão Petrotec
Lameirinho Costa Guerreiro Pinto Brasil


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Alexandre Costa
Alexandre Costa
alexandrecosta.ae@esfh.pt
Amorim Peixoto
Amorim Peixoto
amorimpeixoto@esfh.pt
(DIRETOR DE CURSO)
Avelino Sá
Avelino Sá
avelinosa.ae@esfh.pt



Sandra Machado
Sandra Machado
sandramachado@esfh.pt


Codeweek  - Sistemas Embebidos na Mecatrónica

Codeweek - "Sistemas Embebidos na Mecatrónica"

Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira

Início da montagem do comando pneumático com um cilindro de duplo efeito, controlado por um autómato/PLC e uma botoneira

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira

Montagem do autómato/PLC, com as respetivas ligações elétricas com a botoneira

A finalizar a montagem do trabalho

A finalizar a montagem do trabalho

Montagem finalizada

Montagem finalizada

Ensaio final

Ensaio final

Ensaio final

Ensaio final


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CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR

Curso TQA

TÉCNICO DE PROCESSAMENTO E CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR

O técnico de processamento e controlo de qualidade alimentar é o profissional qualificado para coordenar, organizar e executar as operações relativas ao processamento dos produtos alimentares, aplicando as técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, sob os aspetos sensorial, higiossanitário, nutricional e legal.

Portaria n.º 891/2004 de 21 de Julho

REQUISITOS

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.


CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Curso do nível secundário de educação. Qualificação profissional de nível 4.

Curso TQA

PLANO DE ESTUDOS

Componente Sociocultural
Português | Língua Estrangeira I ou II | Área de Integração | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Física

Componente Científica
Matemática | Biologia | Química

Componente Tecnológica
Microbiologia | Higiene e Segurança na Indústria Alimentar | Processamento Geral dos Alimentos | Controlo da Qualidade Alimentar | Formação em Contexto de Trabalho


CONTEÚDOS RELEVANTES

Métodos e Procedimentos em laboratório - Colheita de amostras para análise | Métodos Gerais de Conservação | Origem e ação dos microrganismos nos alimentos | Técnicas de Controlo de Qualidade alimentar


LEGISLAÇÃO


Curso TQA

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto


ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Doces conventuais de Guimarães
Produtos desidratados
Requeijão e manteiga sem lactose, com diferentes sabores
As biomoléculas no tratamento de cabelos


Curso TQA

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT


A2 Análises Químicas, Lda. VACARIA RODRIGO Pastelaria das Trinas, Lda. bfruit Casa de Sezim


PROFESSORES DAS DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS



Alcina Lobo
Alcina Lobo
alcinalobo@esfh.pt
Camila Sousa
Camila Sousa
camilasousa@esfh.pt
(DIRETORA DE CURSO)
Cecília Dias
Cecília Dias
ceciliadias@esfh.pt
Camila Sousa
Fernanda Lopes
fernandalopes.ae@esfh.pt
Cecília Dias
João Pacheco
joaopacheco@esfh.pt
Lina Fonseca
Lina Fonseca
linafonseca@esfh.pt


Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (1)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (2)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (turmas TQA e TDS)

Exposição - Dia Mundial da Alimentação (3)


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